01/06/2023 13:39 | Governo de AlagoasVice-Governadoria

Ronaldo Lessa participa nesta sexta (2) de assinatura de pacto social em Natal (RN)

Objetivo é reforçar busca ativa por famílias que têm perfil para integrar o Programa Bolsa Família

Lessa vai representar o governador Paulo Dantas em evento em Natal (RN)

Marco Antônio/ Secom

Secom Alagoas

O vice-governador Ronaldo Lessa participa nesta sexta-feira (2/6), em Natal (RN), da assinatura do pacto para busca ativa na região a fim de fortalecer emergencialmente o atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A assinatura, que faz parte da programação do encontro do Consórcio Nordeste, contará com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Atualmente, cerca de 9,7 milhões de famílias são assistidas nos nove estados nordestinos pelo Programa Bolsa Família. Desde março, um milhão de famílias foram incluídas no Programa em todo o país graças à busca ativa. São pessoas que preenchem os requisitos para estar na lista e estavam fora até então. Entre março e abril, 808 mil famílias foram incluídas. Em maio, foram mais 200 mil.

Em Alagoas, 548 mil famílias são beneficiárias do Bolsa Família. São mais de R$ 365 milhões por mês transferidos pelo Governo Federal a Alagoas. O valor médio pago a cada família é de R$ 673,95, o segundo maior do Nordeste, atrás apenas do Maranhão (R$ 681,25). Os benefícios chegam aos 102 municípios alagoanos.

Com o pacto firmado pelos governadores da região Nordeste, a intenção é fazer com que o benefício chegue a realmente necessita. O investimento federal no Nordeste é de mais de R$ 6,37 bilhões. O valor do benefício médio pago na região é de R$ 664,38, acima dos R$ 662, de abril.

Encontro

A capital potiguar sedia desde a última terça-feira (30/5) o Encontro do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD-SUAS).

Trata-se de uma estratégia emergencial com abrangência nacional, pactuada entre os entes federados, para o fortalecimento da capacidade de gestão municipal e estadual do Cadastro Único, com a retomada do diálogo com estados e municípios para a efetivação do pacto federativo na implementação do Sistema Único de Assistência Social). O encontro dos governadores do Nordeste encerra o Encontro.

O evento é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD) e Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), em parceria com a Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste.