27/06/2023 18:05 | Agricultura

Ronaldo Lessa participa em Batalha de evento em apoio à agricultura familiar

Programa Na Rota da Merenda Legal está percorrendo o estado no intuito de sensibilizar prefeitos para comprarem alimentos da agricultura familiar

Pei Fon / Agência Alagoas

Alexandre Câmara / Ascom Vice-Governadoria

Na Semana Internacional do Cooperativismo, o governador em exercício Ronaldo Lessa participou do evento “Na Rota da Merenda Legal”, promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes), nesta terça-feira (27), em Batalha. O prefeito Wagner Dantas participou do encontro. A Unicafes possui 46 cooperativas e cerca de 10 mil agricultores registrados.

Somente este ano, a entidade já realizou três encontros, percorrendo o estado no intuito de sensibilizar prefeitos para comprarem alimentos da agricultura familiar. Hoje (27), o projeto reuniu secretários, vereadores instituições e produtores da agricultura familiar de Batalha no Salão Paroquial Cristo Redentor.

O programa tem o apoio do Governo de Alagoas, por meio das secretarias de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e da Agricultura (Seagri), além da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores da Agricultura Familiar de Alagoas (Fetag), Sebrae, AMA, Ifal, Emater, Ufal e Prefeitura Municipal de Batalha.

Ronaldo Lessa destacou o importante papel do Estado e municípios na compra da alimentação. "Primeiro, porque é mais saudável, e segundo, porque está gerando riqueza. Tem coisa mais importante do que aumentar a força produtiva do nosso estado? Você fica feliz quando vê essa nova geração, como o governador Paulo Dantas, fazer o correto, respeitar o povo, lutar por uma terra digna. A gente tem justiça social quando valoriza a vida. Não adianta riqueza se não houver distribuição. Desenvolvimento só existe quando o povo participa da economia. É por isso que eu estou muito feliz em participar desse governo", explicou o governador em exercício.

O prefeito de Batalha elogiou o apoio que o governador Paulo tem dado à agricultura familiar. "Ele tem demonstrado que a agricultura familiar tem que estar perto do poder público, e eu trago esse exemplo para o município de Batalha. Nós estamos aqui para construir. O Rota da Merenda Legal hoje passa por Batalha, mas eu quero acompanhar as visitas em outros municípios daqui da região, para dizer aos outros prefeitos que nós acreditamos na agricultura familiar. Vamos dar prioridade, porque ela está mantendo o homem no campo, evitando que ele saia de sua cidade e vá morar numa periferia de cidade grande, onde não terá condições de sustentar nem a si, nem a sua família", avaliou.