19/01/2023 16:42 | Gestão e FinançasDesenvolvimento Econômico

renovação

Ricardo Tenório Dória assume a presidência da Junta Comercial do Estado de Alagoas

Novo gestor participou de reunião plenária do órgão nesta quinta-feira (19) e destacou as perspectivas de evolução da Juceal


Ricardo Dória é advogado com experiência nas áreas pública, administrativa e eleitora

Ascom Juceal


Hotton Machado / Ascom Juceal

O advogado Ricardo Tenório Dória é o novo presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal). Com experiências em diversas pastas do Governo do Estado, o novo gestor destacou, na primeira plenária do órgão, que aconteceu nesta quinta-feira (19), a perspectiva de evolução juntamente às entidades integradas ao registro empresarial, assim como uma maior aproximação às classes de advogados, contadores e empresários.


Ricardo Dória é advogado com experiência nas áreas pública, administrativa e eleitoral. O novo presidente passou pelas secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e do Trabalho e Emprego de Alagoas (Sete), assumindo cargos que transitavam pela gestão interna e até como secretário interino.


Ao fazer sua apresentação, o novo gestor ressaltou os trabalhos feitos nas pastas anteriores e citou seu primeiro grande objetivo a transformação da Juceal em uma autarquia, igualando o órgão às outras 26 entidades de registro empresarial do país.


“Por onde passamos, conseguimos bons resultados. Do lado do desenvolvimento econômico, destaco a chegada da central de distribuição da Natura e da Avon, maior empresa de faturamento da história de Alagoas, e a chegada do hotel Vila Galé. Da educação, destaco o cartão Escola 10, que é o maior programa de combate à evasão escolar do país, que, inclusive, vai ser copiado pelo Governo Federal. Então quando o governador Paulo Dantas me convidou, ele me deu essa missão de finalmente transformar a Junta Comercial em uma autarquia. Isso vai possibilitar que a gente consiga investir mais em termos de infraestrutura e modernização, e melhorar os nossos serviços principalmente com atores como municípios, OAB e cartórios. É isso, estou aqui para ajudar, sou um cara totalmente acessível, principalmente para as classes que recebem diretamente os nossos serviços como contadores e advogados. Estou aqui de portas abertas”, frisou.


Ainda no encontro, foi apresentado o novo vice-presidente da Juceal, cargo que será ocupado pelo antigo presidente Carlos Araújo. Araújo é contador formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e foi presidente da Junta Comercial entre 2015 e 2022, sendo também, durante o período, o vogal representante da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA).


A reunião plenária acontece mensalmente sendo composta pela diretoria da Junta Comercial e pelo colégio de vogais. Como órgão colegiado, a Juceal tem em seu vocalato a função de departamento deliberativo superior do órgão com a competência, dentre outras coisas, de julgar os recursos interpostos das decisões definitivas, singulares ou colegiadas; deliberar sobre a tabela de preços dos serviços da Junta Comercial; decidir sobre o assentamento dos usos e práticas mercantis, além de ser responsável pela análise dos processos colegiados.


A Juceal é o órgão alagoano de registro empresarial e a entidade responsável pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Administrativamente, a Junta Comercial, agora, é vinculada à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Seics).