16/08/2023 18:41 | Desenvolvimento Econômico

Reunião do Conselho Estadual de Políticas Energéticas discute melhorias para o setor

Encontro debateu a otimização energética de Alagoas e investimentos da Algás até 2028

Reunião contou com palestras

Ascom Sedics

Marina Lima e Livia Leão

A 48ª reunião do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) debateu ações para otmização da matriz energética em Alagoas, entre elas o investimento de R$ 200 milhões previsto pela Algás na melhoria e ampliação da rede de gasodutos em Alagoas até o ano de 2028.  O encontro aconteceu na terça-feira (15), na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). A empresa de distribuição de gás natural tem o Governo do Estado como principal acionista.

De acordo com o assessor da Diretoria Administrativa Financeira da Algás, Artur Mergulhão, esse é o valor que está previsto no plano de investimento da empresa de 2023 – 2028. “Já está em fase de construção um gasoduto que interligará a Cidade Universitária ao bairro de Cruz das Almas, somando um investimento de R$ 20 milhões. Estamos trabalhando em mais expansões para Arapiraca, para o Litoral Norte e para o Litoral Sul, com a previsão de 169 quilômetros de rede implantada até 2028. A expectativa é aumentar também a base de clientes”, disse.

Durante o encontro, a engenheira Suely Quintela ministrou palestra sobre as atividades da Gerência de Regulação de Energia Elétrica da Arsal, que foca nas atividades de fiscalização com ações preventivas baseadas em evidências. O presidente da Associação Nordestina de Energia Solar (Anesolar), Daniel Lima, também palestrou com o tema “Lei 14300/2022 versus Resolução 10/59/2023”. “Nosso objetivo é buscar apoio para que a gente tenha uma legislação que assegure as necessidades do setor, buscando desenvolver o Governo do Estado de forma sustentável. Energia é um serviço essencial”.

ENTENDA

O Conselho Estadual de Política Energética foi criado pela Lei Estadual nº 6.878 e atua como órgão colegiado e consultivo ao Governo de Alagoas. Suas ações são pautadas em assessorar e deliberar a proposição de políticas públicas com foco nas energias em âmbito estadual, integrado ao desenvolvimento regional e nacional. Seu objetivo principal é acompanhar e planejar a matriz energética de Alagoas, com ênfase no potencial das energias e na integração dos seus diversos segmentos.