22/06/2023 17:38 | Órgãos colegiados

Reunião do Conselho Estadual de Políticas Energéticas debate ações para o desenvolvimento do setor

Presidente do Conselho, secretária Caroline Balbino, da Sedics, diz que o Estado tem atuado para viabilizar novos empreendimentos nesse segmento

Encontro teve a participação de representantes do segmento energético, da sociedade civil e do Governo de Alagoas.

Lucas Meneses / Ascom Sedics

William Makaisy / Ascom Sedics

O Conselho Estadual de Políticas Energéticas (Cepe) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (22), na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em Jaraguá, para discutir melhorias para o segmento energético alagoano. Esse foi o segundo encontro do Conselho em 2023. De acordo com a presidente do Conselho, secretária de Estado Caroline Balbino (Sedics), o Cepe vem aumentando os encontros para trazer resoluções mais ágeis para o desenvolvimento energético e sustentável de Alagoas.

“O setor energético é fundamental para o desenvolvimento econômico. Já possuímos uma ampla rede de distribuição de gás natural, além da produção de energia através da biomassa da cana de açúcar. A Sedics tem atuado tanto para promover o segmento energético, como também para viabilizar a chegada de novos empreendimentos no setor”, destacou ela.

Durante o encontro, algumas pautas pertinentes ao desenvolvimento da matriz energética de Alagoas foram debatidas e uma palestra sobre o Plano de Investimentos, Obras e Expansão da Equatorial Alagoas foi realizada pelo gerente de relacionamento da empresa, Carlos Morais.

Além da secretária e presidente do Conselho, Caroline Balbino, a reunião contou com a participação do gerente de Energia e Mineração, Bruno Macedo, além de gestores da Equatorial, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz), do Centro Universitário Cesmac, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Algás, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), da Associação Brasileira de Energia Distribuída (ABGD), do Instituto Climainfo, da Secretaria de Estado de Governo (Segov), da Casal e de representantes da Sociedade Civil.

Sobre o Cepe

O Conselho Estadual de Política Energética foi criado pela Lei Estadual nº 6.878 e atua como órgão colegiado e consultivo ao Governo de Alagoas. Suas ações são pautadas em assessorar e deliberar a proposição de políticas públicas com foco nas energias em âmbito estadual, integrado ao desenvolvimento regional e nacional. Seu objetivo principal é acompanhar e planejar a matriz energética de Alagoas, com ênfase no potencial das energias e na integração dos nossos diversos segmentos.