29/12/2023 16:59 | Institucional

Retrospectiva 2023 - Em dezembro, Governo de Alagoas lidera busca pela reparação das vítimas da Braskem

Presidente Lula recebeu o governador Paulo Dantas e a bancada alagoana, em Brasília, para buscar saídas em conjunto para o enfrentamento do crime ambiental provocado pela mineração

Retrospectiva 2023

01 – Ao lado do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o governador Paulo Dantas inaugura a fábrica secadora de leite em pó operada pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), localizada em Batalha. O empreendimento representa investimento de mais de R$ 11 milhões do Governo do Estado.

10 – Sob determinação do governador Paulo Dantas, equipe do Governo de Alagoas se reúne com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, e anuncia ampliação das ações de monitoramento das regiões dos Flexais de Baixo e da qualidade da água da lagoa Mundaú, após o colapso da mina 18.

11 – Paulo Dantas reúne prefeitos de 13 municípios da Região Metropolitana de Maceió e representantes das vítimas da Braskem para assinarem a “Carta de Alagoas”, na qual reforçam a cobrança para que a mineradora aplique medidas urgentes para mitigar os efeitos do desastre ambiental que atingiu diretamente 60 mil pessoas.

11 - Prêmio Cria reconhece os destaques da Primeira Infância em Alagoas.

12 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o governador Paulo Dantas e a bancada alagoana, em Brasília, para buscar saídas em conjunto para o enfrentamento do crime ambiental provocado pela Braskem.

20 – Inaugurado o Aeroporto Divaldo Suruagy, no município de Marechal Deodoro, fruto de Parceria Público-Privada com a empresa Manal, que já possui uma base aérea localizada em Rio Largo e atua no ramo da aviação agrícola.

21 – A nova aeronave do Serviço Aeromédico – formado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e pelo Samu, realiza seu primeiro atendimento. O paciente assistido foi um bebê de quatro meses que estava internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife (PE), e foi trazido para o Hospital da Criança, em Maceió.

21 – Inaugurada a sede da Central de Flagrantes de Maceió, localizada no Tabuleiro do Martins. Investimento do Governo do Estado: R$ 10,5 milhões.

21 – Governo Alagoas lança o Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo facilitar para esse público o acesso às políticas públicas.

22 - Programa Alagoas de Ponta a Ponta leva ao município de Ibateguara R$ 5,7 milhões em obras de pavimentação do acesso ao povoado Roçadinho, que faz ligação com a BR-416

22 - Paulo Dantas e o ministro Renan Filho inauguram passarela sobre a BR-104, em Murici. Mais de R$ 5 milhões investidos, beneficiando toda a região. Também foi entregue mais de R$ 1 milhão em equipamentos para o Hospital Dagoberto Omena.

22 - Governador sanciona Planos de Cargos e Carreiras da Educação e do Detran. Uma grande conquista para esses servidores, que terão ganhos salariais e melhoria na progressão da carreira.

26 - Governo de Alagoas encerra o ano com 47 municípios contemplados por obras de mobilidade urbana, através dos programas Minha Cidade Linda, Alagoas de Ponta a Ponta, Vida Nova nas Grotas e Pró-Estrada.

26 - Entrega de 4.560 cestas básicas leva comida à mesa de famílias em vulnerabilidade, neste final de ano. A ação do Vida Nova nas Grotas, em parceria com a Seades, atendeu 60 comunidades de Maceió.

27 - Governador Paulo Dantas anuncia antecipação do 13º salário dos servidores em 2024. A partir do próximo ano, servidores efetivos receberão 50% do salário extra no mês de aniversário

27 - Governador sanciona lei que institui o Alagoas Sem Fome. Secretarias estaduais vão atuar diretamente no combate à fome em ações específicas

27 - Promessa cumprida. Paratletas - campeão e vice-campeão da última Corrida de São Silvestre - recebem cadeiras de rodas de alta performance. Equipamentos vão ajudar no desempenho da dupla, na disputa da prova, neste final de ano.

28 - Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (ITEC) torna-se o primeiro órgão público das américas a conquistar certificação ISO 20000-1

28 - Sesau conquista reprogramação de R$ 85 milhões do Ministério da Saúde. Recursos serão destinados à compra de equipamentos e modernização de UPAs e outras unidades de saúde.