27/07/2023 18:03 | Cultura

Resultado dos habilitados do edital para registro de patrimônio vivo sairá dia 31 de Julho

Os selecionados serão contemplados com uma bolsa vitalícia de um salário mínimo e meio


Mestre do Patrimônio Vivo José Laurentino

Ailton Cruz / Arquivo Secult


Ryan Charles / Ascom Secult

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estados da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), informa que o resultado da análise dos habilitados para Registro de Patrimônio Vivo de Alagoas será divulgado no dia 31 de julho. 


As inscrições foram encerradas no dia 25 de julho e os selecionados vão ocupar as três vagas deixadas pelos mestres José Laurentino Silirio (Mestre de Guerreiro), Nelson da Rabeca (Mestre Músico e Artesão) e Mestra Maria José dos Santos (Mestra de Baianas das Barreiras de Coruripe), que faleceram no ano passado.


No momento, uma comissão especial, formada por especialistas reconhecidos na área cultural, está analisando e avaliando os candidatos, seguindo os critérios definidos no edital. Os contemplados irão receber uma bolsa de incentivo mensal vitalícia no valor de um salário mínimo e meio.


A iniciativa faz parte do Programa de Concessão de Bolsas para Mestres da Cultura, inserido no orçamento do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais de Alagoas, demonstrando o compromisso do governo em preservar e fortalecer a cultura popular do estado.


O edital completo, além do calendário dos resultados estão disponíveis no site www.cultura.al.gov.br.