06/03/2023 16:31 | Segurança

Representantes do Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias visitam Sistema Prisional de Alagoas

Coordenação nacional veio conhecer de perto os projetos desenvolvidos pela pasta na área de educação


Reunião com representantes do Senappen para discutir ações voltadas para a área de educação e remição de pena

Ascom Seris


Janaina Marques / Ascom Seris

A Secretaria de Estado Ressocialização e Inclusão Social (Seris) recebeu a visita da coordenação Nacional de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen). O objetivo foi discutir ações voltadas para a área de educação e remição de pena no sistema prisional alagoano.


Durante a visita, que aconteceu entre 1 e 3 de março, os representantes do Senappen conheceram todos os projetos desenvolvidos na área de educação prisional no Estado, como também as parcerias exitosas com outros órgãos, como Vara de Execuções Penais e Secretaria de Educação do Estado (Seduc).


O policial penal federal e representante do Senappen, Carlos Dias, falou sobre a importância do incentivo à educação. “A educação é fundamental no processo ressocializador. Quando  a alfabetização dá sentido à vida do reeducando, ele se torna um novo ser humano, voltando uma pessoa melhor para a sociedade, por isso é fundamental investir em educação”, frisou o coordenador.


Durante visita da coordenação à Vara de Execuções Penais, o juiz de execuções penais, Alexandre Machado, falou da parceria entre os órgãos. “A reinserção social passa pela educação, pois não existe ressocialização sem educação. Nós acreditamos que é possível melhorar cada dia mais os nossos índices na área de educação prisional, por meio do fortalecimento e ampliação das nossas parcerias em projetos voltados para a área de educação. O nosso objetivo é criar cada vez mais oportunidades de inclusão social por meio da educação”, enfatizou o juiz.


O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, citou os esforços da Seris na área de educação. “Temos vários projetos que buscam incentivar a educação dentro do sistema prisional, com incentivo à leitura e alfabetização. A nossa meta agora é realizar um trabalho direcionado a criar mais oportunidade de educação para os custodiados do Estado, atingindo patamares nunca antes alcançados, e nos tornamos referência nacional na área de educação”, conclui o secretário.