08/12/2022 16:47 | Gestão e Finanças

Renata dos Santos participa de reunião nacional de transição do Governo Lula

Secretária foi convidada para debater e apresentar propostas junto com outros entes na área de Planejamento, Orçamento e Gestão do futuro governo federal



Alexandre Lino

A secretária estadual de Planejamento e Gestão, Renata dos Santos, participou nesta quinta-feira (8), em Brasília, de uma reunião com o Grupo Técnico de Planejamento, Orçamento e Gestão do Gabinete de Transição do Governo Lula. Ela foi convidada para contribuir na discussão sobre o novo modelo do pacto federativo entre os Estados e a União. A situação complexa encontrada pela nova gestão após os últimos 4 anos suscitou a necessidade do debate sobre o retorno do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que deixa a estrutura do Ministério da Economia. Além de secretária de Estado, Renata dos Santos é a coordenadora do grupo de transição dentro do Governo Paulo Dantas.


O principal ponto de debate foi esclarecer como será feita a divisão do Ministério da Economia em três pastas, permitindo a recriação do MPOG, que ficaria responsável pela gestão de pessoal e patrimônio, bem como do Orçamento da União. A junção de todas essas estruturas dentro de um só ministério se mostrou ineficiente e com resultados muito abaixo do esperado. Além disso, o grupo técnico de transição aproveitou a oportunidade para colher sugestões dos representantes dos estados para melhorar a aproximação entre os entes e fazer com que o planejamento e a implementação de políticas públicas seja realizada com maior diálogo e de forma mais estratégica. 


“Escutei durante o encontro que tanto o presidente Lula, quanto o vice-presidente Alckmin estão muito cientes das dificuldades dos Estados, com relação à arrecadação e quanto às obras importantes que foram paralisadas nos últimos anos. Foi sinalizado pelo Grupo Técnico que no início de janeiro haverá uma reunião com os governadores para estabelecer as prioridades estratégicas para os Estados”, afirmou, deixando claro que a reunião foi muito produtiva.


Participaram do encontro – realizado no formato híbrido - secretários de pastas de Administração, Gestão e Planejamento – que no caso de Alagoas estão todas reunidas na estrutura da Seplag. O encontro contou com a organização do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Planejamento - Conseplan e do Conselho Nacional dos Secretários de Estaduais de Administração - Consad.