09/11/2023 12:44 | Meio AmbienteDesenvolvimento Econômico

Renata dos Santos destaca desenvolvimento econômico e sustentabilidade durante abertura do Summit Executivo em Alagoas

Secretária da Fazenda esteve representando o governador Paulo Dantas no evento que reúne especialistas em sustentabilidade e negócios


A secretária da Fazenda também abordou a questão das mudanças climáticas

Pei Fon / Agência Alagoas


Agência Alagoas

O Hotel Jatiúca foi cenário, na manhã desta quinta-feira (9), da abertura do Summit Executivo Sustentabilidade & Negócios em Alagoas, um evento de destaque que reuniu líderes e especialistas em sustentabilidade e negócios. A secretária Renata dos Santos, da Fazenda, representou o governador Paulo Dantas e, na ocasião, enfatizou o desenvolvimento econômico de Alagoas e defendeu iniciativas sustentáveis.

 

Em seu discurso de abertura, Renata dos Santos destacou o significativo desenvolvimento econômico de Alagoas nos últimos anos, fruto de uma colaboração sólida entre o setor público e privado, com base em diálogo constante. Ela mencionou a remodelação do Prodesin (Programa do Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas), realizado em parceria com o setor privado, e a recente aprovação da Lei do Gás, que coloca o Estado na vanguarda da legislação relacionada ao gás, abrindo novas perspectivas, principalmente na área de energia.



 

“O Prodesin foi completamente remodelado com a ajuda do setor privado, com o governo ouvindo as demandas dos empresários, o que é benéfico tanto para os empresários quanto para Alagoas. O governador Paulo Dantas tem o compromisso de ouvir todos e trabalhar em parceria com o setor privado para melhorar o estado”, ressaltou Renata dos Santos.

 

Esse sucesso é atribuído a medidas que fortalecem a segurança jurídica e à implementação de projetos estruturantes, como o Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto, com o potencial de impulsionar o PIB do estado nos próximos 15 anos, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento.

 

“O crescimento estimado para Alagoas este ano é o dobro da média do Brasil, com previsão de ser o terceiro estado com o maior crescimento, atrás apenas de Tocantins e Mato Grosso. Isso não ocorre por acaso, é resultado de um grande desenvolvimento na segurança jurídica. Isso demonstra que não apenas o desenvolvimento econômico baseado em capital e empregos é importante para o governo, mas também incentivos na área ambiental. Isso é uma crença fundamental e uma premissa para o desenvolvimento real de Alagoas no futuro”, acrescentou.



 

Além disso, Alagoas ganhou reconhecimento por ser pioneiro na eliminação de lixões no país, destacando o compromisso do Estado com a preservação do meio ambiente. O governo reforçou a importância de proteger o meio ambiente como uma premissa fundamental para o desenvolvimento sustentável em longo prazo.

 

A secretária da Fazenda também abordou a questão das mudanças climáticas, enfatizando como o risco climático pode influenciar os investimentos no estado. Ela parabenizou o evento por trazer as discussões globais sobre sustentabilidade, descarbonização e mudanças climáticas para Alagoas. O Summit Executivo Sustentabilidade & Negócios se destacou por abordar esses temas sob a perspectiva dos negócios, ressaltando sua importância econômica.

 

Na parte social, Renata dos Santos realçou a correlação entre o aumento da renda das pessoas e o aumento do consumo, enfatizando que é do interesse de todos proporcionar uma melhor qualidade de vida e mais empregos para a população.

 



O ponto alto do evento foi a apresentação de um carro transformado em um motor elétrico pela empresa Mercosul, cuja instalação em Alagoas, mais especificamente em Coruripe, promete trazer avanços significativos para o setor automobilístico e a sustentabilidade.

 

Além de Renata dos Santos, participaram do evento a secretária Alícia Beltrão (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), o diretor presidente da Fapeal, Fábio Guedes; o diretor presidente da Desenvolve, Eduardo Brasil; o deputado estadual Alexandre Ayres; o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão; o presidente da Federação as Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra, além de outras autoridades.