31/03/2022 08:06 | Gestão e FinançasDesenvolvimento Econômico

Reestruturação de carreiras atende demanda histórica e diminui distorções salariais

Pacote já começou a valer e beneficia 16 mil servidores do funcionalismo público alagoano


Marco Antônio


Letícia Pascoalino

O Governo de Alagoas esclareceu, por meio de live nas redes sociais, nessa quarta-feira (30), pontos referentes ao pacote de reestruturação de 26 carreiras do serviço público estadual. Os valores já saíram na folha de março, que foi paga ontem (30).

Durante a transmissão, o secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Marques Santos, reafirmou o compromisso da gestão estadual e avaliou o pacote como uma forma de valorizar o servidor.

“Estamos fazendo em Alagoas uma grande reforma, que uniformiza 90% das tabelas salariais e das regras de evolução nas carreiras. Esse é um esforço que o Governo do Estado faz com muito planejamento fiscal e que deixa estas carreiras entre as cinco melhores remunerações do país. É um projeto de valorização do servidor e um dos grandes legados que o governador Renan Filho está deixando para Alagoas”.

A reestruturação beneficia 16 mil servidores do funcionalismo público estadual em diferentes níveis – elementar, médio e superior – e visa diminuir distorções salariais.

O reajuste se dará nas proporções entre níveis (vertical) e classes (horizontal). A linha vertical leva em consideração pontos como habilitação e titulação na área de atuação, enquanto que a linha horizontal leva em consideração critérios relacionados ao tempo no serviço público.

Ainda segundo o secretário, a porcentagem de aumento é diferente para diferentes categorias. "Em algumas carreiras o reajuste pode chegar a 117%, para outros é de 30%. Vai depender de fatores como carga horária, tempo de serviço, se é dedicação exclusiva ou não", afirmou.

O pacote contempla áreas como a do serviço civil, profissionais de economia, de engenharia e arquitetura, e profissões ligadas à Saúde Pública como técnico, auxiliar e assistente de serviços de Saúde. Além de carreiras do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).Já o reajuste geral de 10,06% sairá na folha de abril, sendo calculada de acordo com as novas remunerações das carreiras reestruturadas. As 80 páginas do pacote de reestruturação podem ser conferidas na íntegra aqui