01/06/2022 15:53 | ServiçosSegurança

Reeducandos se mobilizam para limpar escolas e equipamentos afetadas pelas chuvas

Mutirão com apenados do sistema prisional acontece no município de São Miguel dos Campos, um dos mais afetados pelo temporal


Reeducandos fazem mutirão de limpeza em São Miguel dos Campos

Ascom Seris


Regina Carvalho/ Ascom Seris

Apoio e solidariedade quando os alagoanos mais precisam. Lixo, entulho e lama em ruas e imóveis, deixados por dias seguidos de fortes chuvas em São Miguel dos Campos, são situações que estão sendo amenizadas por um dos mais bem-sucedidos programas implementados pela Seris (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social), o Projeto Renovar para Educar.

Assim que se tornou possível começar a limpeza das ruas e equipamentos, trinta internos do sistema prisional de Alagoas foram mobilizados para um mutirão de limpeza na cidade, uma das mais afetadas pelas chuvas torrenciais dos últimos dias.

O projeto é vinculado à Reintegração da Seris, setor responsável pela reinserção social de apenados que recebem avaliação positiva para atividades externas, bem como pela inclusão dos egressos, aqueles que encerram o período de conclusão da pena.

Esse trabalho é feito, em grande parte das vezes, por meio de convênios com instituições que absorvem essa mão de obra, mas, há também, oferta de capacitações e sondagem de vagas no mercado de trabalho.

A chefe do setor de Reintegração Social da Seris, tenente Jackeline Leandro, destaca o trabalho em São Miguel dos Campos, mas, ressalta o que já é realizado há mais tempo pelo Projeto Renovar para Educar, que já beneficiou mais de cem escolas públicas em todo o estado, com atividades de capinação, sanitização, poda de árvores e pintura da fachada.

Nesse trabalho, assim como o realizado em São Miguel dos Campos, os apenados são acompanhados por profissionais da Seris: engenheiro, fiscais gerais e motorista.