12/12/2022 15:19 | Segurança

Reeducandos participam de celebração natalina dentro da unidade prisional

As missas natalinas acontecerão em todas as unidades penitenciárias que compõem o complexo prisional


Janaina Marques


Janaina Marques / Ascom Seris

A Pastoral Carcerária, em parceria com Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) está realizando durante este mês de dezembro, celebrações natalinas nas unidades prisionais alagoanas. A ação busca trazer momentos de reflexão sobre a época festiva para os custodiados.


Nesta segunda-feira (12), foi a vez da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, que contou com a presença de reeducandos e servidores da unidade. O coordenador da pastoral carcerária em Alagoas, Verinaldo Dantas, falou sobre a importância da celebração da missa natalina nas unidades. “Estamos trazendo, de uma forma simbólica, um momento de confraternização, para levar a mensagem que


Jesus deixou para toda a humanidade, que é a de fraternidade, amor e perdão”, afirmou o coordenador. Para o policial penal e chefe do presídio Baldomero Cavalcante, Alain Moraes, a ação auxilia no processo de ressocialização. “Nós acreditamos que a ressocialização passa tanto pela educação, quanto pelo trabalho e, principalmente, pelo apoio religioso”, concluiu o gestor.


Isaias Ferreira é um dos reeducandos que participaram da missa. Ele demonstrou felicidade em poder participar deste momento, como também de poder relembrar o tempo em que frequentava os eventos religiosos. “Eu passei mais de 20 anos da minha vida frequentando a igreja, e estar aqui, neste momento me fez lembrar muito daquela época, e principalmente  neste período natalino, isto é muito importante para mim”, finalizou o custodiado. Além da penitenciária Baldomero Cavalcanti, a celebração natalina acontece em todas as unidades do complexo prisional, durante todo o mês de dezembro.