15/03/2023 16:31 | Saúde

Reeducandos iniciam cursos de mecânico, eletricista, massagista e outras formações

Qualificação profissional é uma das prioridades da Seris desta gestão



Janaina Marques / Ascom Seris

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da polícia penal, iniciou, na segunda-feira (13), uma série de cursos de qualificação para os reeducandos no sistema prisional alagoano, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).


No total, 100 custodiados serão qualificados nesta etapa. Após a conclusão, eles terão uma nova profissão e maiores chances de serem reinseridos no mercado de trabalho, após o cumprimento da pena.


Entre os cursos ofertados estão Pedreiro de Alvenaria, Eletricista, Mecânico de Refrigeração, Massagista e Pintor de obras. As qualificações acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã e tarde, com carga horária de 250 horas.


As aulas dos cursos do Pronatec fazem parte da parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e Seris, por meio do trabalho dos policiais penais, que atuam desde a gestão e organização dos cursos, até a efetiva realização das qualificações, que, desta vez, contemplaram os reeducandos das unidades prisionais masculinas Baldomero Cavalcanti, Cyridião Durval, Núcleo Ressocializador da Capital, Presídio do Agreste e presídio feminino Santa Luzia.


Segundo a policial penal e coordenadora do Pronatec da Seris, Walleska Batista, os cursos buscam garantir oportunidades de reinserção social para os custodiados alagoanos.

 

“Por meio dos cursos ofertados, além de garantir a remição da pena, os participantes recebem uma bolsa de estudos e a oportunidade de atuar dentro do próprio sistema prisional, na área de manutenção das unidades. A qualificação garante também que, após o cumprimento da pena, eles tenham uma nova formação profissional, garantindo a reinserção no mercado de trabalho”, concluiu a coordenadora.


Além dos cursos ofertados, o trabalho desenvolvido pela área de educação do sistema prisional alagoano já formou profissionais nas áreas de pedreiro de alvenaria, técnico em refrigeração, massagistas, maquiadoras, entre outros cursos profissionalizantes.