06/06/2023 13:07 | Segurança

Reeducandos de Alagoas participam de curso sobre inteligência emocional

Os custodiados receberão treinamento dentro do programa de ressocialização da cogestora prisional

Ascom Seris

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em parceria com a empresa cogestora da Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas, NewLife, realiza na primeira semana de junho um treinamento de inteligência emocional para 20 reeducandos que trabalham dentro da unidade prisional, com o objetivo de melhorar a interação interpessoal e promover o equilíbrio emocional para os desafios futuros no mercado de trabalho.

O treinamento será ministrado por Alexsander Batista, gerente geral da NewLife Serviços, que falou sobre a importância da inteligência emocional no processo de ressocialização do apenado. “Iremos ensinar ou dar novos significados para hábitos mentais saudáveis para que, em momentos de dúvidas entre manter uma vida digna ou voltar para o crime, o reeducando utilize deste aprendizado para que haja uma verdadeira reinserção social”, afirma.

No aspecto social, o curso terá como objetivo o equilíbrio e autocontrole emocional, reprogramação de crenças limitantes, alta performance profissional e pessoal, fortalecimento da autoestima, eliminação da autossabotagem, descoberta de técnicas que auxiliam o aluno a diminuir sintomas de depressão e ansiedade e acesso a ferramentas que proporcionam a redução dos sintomas de vícios emocionais e Experiências Adversas na Infância (EAI).

Já nos benefícios profissionais, o objetivo do curso será a resolução de metas e objetivos de forma mais rápida, fortalecimento da capacidade de liderança, tranquilidade nas tomadas de decisões, flexibilidade, autocontrole e capacidade de realização na carreira, além do equilíbrio em todas as áreas da vida.

Segundo o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, oportunidade de qualificação, tanto no nível emocional como profissional, são fundamentais no processo de reinserção social.

“Acreditamos sempre que dar oportunidades de adquirir conhecimento é uma ferramenta fundamental no processo de ressocialização e inclusão social”, concluiu.

A participação no treinamento também proporcionará ao reeducando o direito de remição da pena.

Sobre a NewLife

A NewLife Serviços foi criada para atuar na área de Cogestão Prisional, aplicando tecnologia de ponta na segurança do patrimônio e prestando assistência na segurança de pessoas.

A metodologia operacional utilizada tem foco na recuperação, ressocialização e protagonismo dos reeducandos, com o objetivo de formar cidadãos aptos a refazerem suas vidas com mais dignidade, confiança e autoestima.

A NewLife Serviços tem atuação em todo o território nacional e, hoje, é responsável pela cogestão dos Centros de Detenção Provisória Masculino I e II (CDPMs I e II), em Manaus (AM), da Unidade Penal Regional de Palmas e da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), ambas no Tocantins, da Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas (PensM), em Maceió, e de 123 unidades prisionais no Paraná (PR).