28/12/2021 17:22 | Educação

Rede estadual oferta mais de 7.600 vagas para novatos na pré-matrícula em Arapiraca e região

Abertura de vagas para o ensino integral foi expandida para mais duas escolas; procedimento deve ser feito online no site www.matriculaonline.al.gov.br até o próximo dia 30

Jonathan Lins

Ana Paula Lins

A rede estadual de ensino disponibiliza 7.605 vagas para alunos novatos na pré-matrícula do ano letivo 2022 para estudantes de Arapiraca e região. O procedimento deve ser feito online pelo site www.matriculaonline.al.gov.br até a próxima quinta-feira (30).

Destas mais de 7.600 vagas, 1.160 são para o ensino integral. A partir do ano letivo 2022, a modalidade será implantada em mais duas unidades de Arapiraca: Costa Rêgo e Moacir Teófilo, totalizando sete escolas de ensino integral na região (ver lista completa abaixo). Além disso, a região ainda conta com o ensino médio integrado com os cursos de ludoteca ou secretário escolar na Escola Estadual Pedro Reis (onde, ao contrário do integral, a jornada de estudos não é ampliada e o aluno estuda apenas um horário).

Para quem tiver dificuldades de efetuar a matrícula online, as escolas estaduais e a 5ª Gerência Regional de Educação (Gere) funcionam como ponto de apoio. Será obrigatório que todos os estudantes possuam CPF para a efetivação do cadastro.

“O ano letivo de 2022 será um grande ano para a educação de Alagoas. Com o empenho do governador Renan Filho, estamos fazendo o maior investimento da história da educação em Alagoas, na ordem de mais de 1 bilhão de reais, o que vem transformando a realidade dos nossos alunos e incentivando cada vez mais a chegada de novos estudantes na rede estadual. As escolas estão prontas, equipadas, o ensino integral cada vez com maior oferta e a qualidade do ensino não para de crescer. Essa é a realidade que vai ser vivenciada pelos novos alunos do próximo ano letivo”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

Pré-matrícula

Ao todo, 57.957 vagas foram oferecidas para pré-matrícula de novatos para o ano letivo 2022 nas 310 unidades da rede estadual de ensino em Alagoas. Deste quantitativo, 30.939 são para as escolas de regime parcial (apenas um horário), 12.678 para as unidades de ensino integral e 14.340 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Passo a passo

O interessado deve acessar o site  www.matriculaonline.al.gov.br e preencher um formulário eletrônico com seus dados pessoais e série pretendida, além de selecionar três opções de escola onde deseja estudar. Se o candidato à vaga for um estudante com deficiência, é preciso declarar esta informação no ato do cadastro.

Na pré-matrícula online são ofertadas vagas para as seguintes turmas: 1º e 6º anos do ensino fundamental; 1ª série do ensino médio; 1º e 5º períodos diurnos e 1º e 6º períodos noturnos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível fundamental e 1º período da EJA médio modular. Para a EJA fundamental, a idade mínima de ingresso é de 15 anos, enquanto, para a EJA médio, é de 18 anos.

Para as demais séries, o interessado deve procurar a escola mais próxima e verificar se a mesma dispõe de vagas. Caso sim, a matrícula deve ser feita presencialmente na instituição.

O resultado da pré-matrícula online estará disponível a partir de 24 de janeiro de 2022 e, no período de 24 a 28 de janeiro, o candidato deve comparecer pessoalmente à escola selecionada para entrega de documentação e confirmação da matrícula.

Transferência interna

Até o próximo dia 30, também será possível realizar a transferência interna, procedimento exclusivo para alunos que já são da rede estadual e que, em 2022, vão cursar uma série que não é oferecida na escola onde atualmente estudam. Neste caso, a transferência é realizada pela direção da unidade de ensino, mediante disponibilidade de vagas na escola pretendida e autorização dos pais (para estudantes menores de idade).

Ensino integral

Confira abaixo a lista completa das escolas estaduais que oferecem o ensino integral em Arapiraca e Girau do Ponciano:

Arapiraca

1.     Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa - Rua Antônio Marroquim, S/N, Baixão;

2.     Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premen) – Rua Manoel Nunes Neto, S/N, Capiatã;

3.     Escola Estadual Lions Club – Rua José Terto, S/N, Jardim Tropical;

4.     Escola Estadual Aurino Maciel – Rua Dom Felício Vasconcelos, Capiatã;

5.     Escola Estadual Costa Rêgo - Rua Gov. Luiz Cavalcante, Alto do Cruzeiro;

6.     Escola Estadual Professor José Moacir Teófilo – Rua Antônio Feliciano, 560, Canafístula.

Girau do Ponciano

1.     Escola Estadual Estadual Deputado Gilvan Barros - AL 115, KM 2, Rod Divaldo Suruagy, Progresso.

Arapiraca – Ensino Médio integrado à Educação Profissional

1.     Escola Estadual Professor Pedro de França Reis – Rua Antônio Marroquim, S/N, Baixão.

5ª Gerência Regional de Educação: Rua Antônio Marroquim, S/N, Baixão.