17/11/2023 11:41 | Meio Ambiente

Recursos Hídricos renova alerta de baixa umidade do ar para Alagoas

Novo alerta vai até segunda-feira (20) e inspira cuidados da população

Superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, Fernanda Liz afirma que Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está em constante monitoramento sobre a baixa umidade no Estado

Ascom Semarh

Maria Villanova / Ascom Semarh

Um novo alerta de baixa umidade do ar foi emitido nesta sexta-feira (17), com validade até a próxima segunda-feira (20). Segundo dados levantados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) mostram que o nível pode ficar abaixo de 20%, em especial nas regiões do Sertão e Alto Sertão, podendo atingir também parte do Agreste do Estado.

A baixa umidade do ar aumenta a possibilidade de incêndios em pastagens, florestas e em matagais em geral, além de riscos para a saúde humana, devendo a população atentar-se às recomendações de segurança. “Alertamos a população sobre os riscos associados à baixa umidade e orientamos para que sigam recomendações para evitar problemas de saúde. Não se expor a altas temperaturas sem proteção, manter-se hidratado e evitar exercícios nos horários de alta radiação solar, ou seja, entre 10 da manhã e 4 da tarde, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, orienta o secretário Gino César.

A presença de um sistema de alta pressão e uma massa de ar seco e quente sobre Alagoas estão prejudicando a formação de nuvens, favorecendo a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados. Além disso, a época de proximidade do verão e a incidência do fenômeno “El Niño” contribuem diretamente para o aumento da temperatura. Caso as condições não se modifiquem, o alerta pode ser mais uma vez renovado.

“A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais permanece em constante monitoramento não somente sobre a baixa umidade, mas também sobre o nível dos rios e outras questões climáticas”, destacou a meteorologista da Semarh, Fernanda Liz.

Recomenda-se à população o acompanhamento diário da previsão do tempo e o monitoramento dos níveis dos principais rios no website da Semarh por meio dos links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao para a previsão do tempo e http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico para o monitoramento hidrológico. Já um novo alerta estará disponível na página inicial do site da Semarh, sempre que vigente.