11/01/2024 11:47 | Meio Ambiente

Estado inaugura o mais completo microssistema comunitário de abastecimento de água de Alagoas

Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos se une à Prefeitura de Carneiros para beneficiar mais de mil pessoas na zona rural do município sertanejo

Tiago Di Lucas/ Ascom Semarh

Em um marco histórico para o abastecimento de água em comunidades rurais, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Prefeitura de Carneiros, no Sertão de Alagoas, inaugura o mais completo Microssistema Comunitário de Abastecimento de Água do estado. A entrega está programada para segunda-feira, 15 de janeiro, nos povoados de Malhador, Aguazinha e Várzea da Esteira, beneficiando 260 famílias, cerca de 1.040 pessoas.

“Essa conquista é um marco não apenas pela infraestrutura do microssistema, mas pelos impactos positivos produzidos na vida das famílias beneficiadas, proporcionando condições dignas de acesso à água potável. O evento de inauguração, com as presenças do governador Paulo Dantas e do prefeito Geraldo Filho, será um momento de celebração e reconhecimento do esforço conjunto entre Estado e Município para levar água ao povo”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César.

O microssistema é composto por seis caixas d'água de 10 mil litros cada, realizando o armazenamento e a filtragem da água, que é proveniente do Canal do Sertão. Após esse processo, a água passa pela cloração antes de chegar às caixas d'água de 1 mil litros situadas em estruturas construídas ao lado de cada uma das 260 residências. As estruturas onde estão implantadas as caixas d’água de 1 mil litros podem ser revertidas em banheiros. Um investimento significativo de R$ 2.778.204,00 proveniente do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecoep).

Os Microssistemas têm como objetivo principal atender comunidades rurais que enfrentam insegurança hídrica, garantindo a oferta e o acesso democrático à água. A iniciativa beneficia diretamente o desenvolvimento socioeconômico, promovendo bem-estar, saúde e privacidade às famílias.

Com impacto significativo, essa estrutura representa uma reserva total de 320 mil litros de água. A construção foi realizada pela Central Estadual das Associações de Agricultores Familiares (Ceapa), a 6 km do Canal do Sertão e a 8 km da casa mais afastada. A prefeitura contribuiu com R$ 210.000,00 para a execução do projeto, destacando o comprometimento conjunto para melhorar a qualidade de vida no meio rural.