28/12/2023 14:13 | Saúde

Recuperando-se de um cateterismo, paciente agradece ao HGE e defende que em 2024 é preciso cuidar mais da saúde

Brasileu Lourenço dos Santos é de Atalaia, e foi internado com Síndrome Coronariana Aguda

Brasileu Lourenço dos Santos agradece por poder curtir mais uma virada de ano junto de sua família após ter a vida salva no HGE

Thallysson Alves / Ascom Sesau

A vida é para ser celebrada. Quem defende isso com muita alegria é o aposentado Brasileu Lourenço dos Santos, de 59 anos, que precisou de um cateterismo de emergência para recuperar o seu coração. A cirurgia foi realizada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e, agora, o seu maior desejo é retornar para casa para curtir 2024 com mais saúde, junto com a sua família.

“Eu moro com minha esposa e dois filhos no distrito de Branca de Atalaia, em Atalaia. Tudo começou com umas dores no peito que não passavam. Na última vez que busquei atendimento médico, já pensando que iria morrer com tanta dor, a assistente social me disse que eu vinha para o HGE. Eu estava muito angustiado, não queria morrer. E, quando cheguei no HGE, eu encontrei verdadeiros anjos que salvaram a minha vida”, lembrou Brasileu.

Com Síndrome Coronariana Aguda, o pai de família se submeteu a todos os exames necessários para a definição da melhor conduta médica. Internado na Unidade de Dor Torácica (UDT), ele avalia que os momentos de tensão serviram para dar ainda mais valor à vida, que, para ele, merece ser comemorada. Quando voltar para casa, ele planeja dar o seu testemunho de vitória na sua Igreja.

“Também quero visitar dois filhos meus que moram em Uberaba, em Minas Gerais. Eu trabalhei a minha vida toda de borracheiro, me dediquei como pude para a minha família. Eu amo todos eles! Nós precisamos nos cuidar, nos alimentar bem, sabermos como está a nossa saúde para tentar evitar esses sustos e viver com melhor qualidade de vida”, afirmou Brasileu Lourenço dos Santos.

Referência

O HGE é referência no atendimento de Média e Alta Complexidade de Urgência e Emergência em Alagoas. O seu funcionamento 24h é garantido pelo Governo de Alagoas, por meio do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). Todos os pacientes assistidos são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, não há distinção assistencial para qualquer cidadão, em qualquer instante do dia e da noite.

“Foram os médicos, os enfermeiros, os técnicos de enfermagem, todos os servidores do HGE que me salvaram. Eu me sinto ressuscitado, com mais vontade de viver. Agradeço ao governador Paulo Dantas e ao secretário [de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda] por tornar tudo isso uma realidade. Não sinto falta de nada. Nem de medicação, nem de exame, nem de comida. Tudo eu tenho. Principalmente carinho, afeto e atenção”, declarou Brasileu Lourenço dos Santos.