07/07/2023 14:42 | Meio Ambiente

Recuperação da nascente Baobá é finalizada em União dos Palmares

Ação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos garante água potável a população local e turistas


Entrega oficial da nascente ocorreu na quinta-feira (6)

Ascom Semarh


Maria Villanova / Ascom Semarh

A recuperação da nascente Baobá, em União dos Palmares, foi finalizada e entregue à população no final da tarde de quinta-feira (6). A ação, promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com a  Prefeitura do município, garante o fornecimento de água potável para a região, habitada principalmente por descendentes de quilombolas.


A localidade é conhecida por ter abrigado o Quilombo dos Palmares, símbolo da luta e resistência afroindígena, e hoje atrai turistas interessados por sua história, tradição, cultura e ancestralidade. Com o fornecimento da água, a expectativa é que mais turistas sejam atraídos para a região.


“O programa de recuperação de nascentes é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Semarh, para proporcionar à população acesso à água potável e de qualidade, e promover o reflorestamento da região. Aqui na Serra da Barriga, o fornecimento também contribuirá também para o turismo local, incentivando também o desenvolvimento econômico da região”, ressalta o secretário Gino César.


Além do fornecimento de água de qualidade, a recuperação de nascentes também visa o reflorestamento da área recuperada, com plantas nativas do bioma Mata Atlântica. Na Serra da Barriga, excepcionalmente, a árvore escolhida foi o Baobá. A escolha foi pela representatividade com o povo africano, que fugiam da escravidão e se estabeleceram na região. A árvore simboliza ancestralidade e tem grande potencial nutritivo. 


“A recuperação da nascente é ressurgir o despertar do cuidado com a natureza, e veio na melhor hora possível. Estamos vendo a recuperação da nossa história. Essa nascente, pra mim, que sou de matiz africana, é renascimento, é vida.” conta Oyá d’Oxum, conhecida como Mãe Neide, Patrimônio Vivo de Alagoas por sua atuação na difusão das tradições africanas, e uma das beneficiadas pela inauguração. 


As ações da Semarh em União dos Palmares, além da recuperação da nascente Baobá e o reflorestamento da área, também envolveram a assinatura da ordem de serviço para a construção de seis poços artesianos, que auxiliarão os assentamentos Amolar, Santa Maria, Santa Quitéria, Gordo, o Muquém e a Casa do Idoso Santo Antônio


“A parceria com o Governo do Estado, na gestão de meio ambiente e de recursos hídricos,  tem sido importante para o nossa cidade, no momento que ajuda a trazer água potável às pessoas que precisam, um trabalho forte que celebramos através da construção dos poços artesianos e da recuperação das nascentes”, destacou o prefeito Kil Freitas. 


Além do secretário Gino César, do prefeito Kil Freitas e de Mãe Neide, a inauguração também contou com a participação do vice-prefeito de União dos Palmares, Iran Menezes Júnior, do secretário de meio ambiente municipal, Claudionor Oliveira, e de Dorinha Cavalcante, liderança popular da região.