25/10/2021 16:30 | Editais e vagas

Realizado no último fim de semana, concurso da Sefaz Alagoas teve esquema de segurança reforçado

Com a presença de 200 policiais nos dois dias de provas, certame registrou índice de 38,78% faltosos no sábado (23) e 43,70% no domingo (24)


Ascom Sefaz


Kamilla Abely e Karyne Gomes

O tão esperado momento chegou e as provas para o concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) foram aplicadas de forma tranquila e segura no último sábado (23) e domingo (24), em Maceió. A Sefaz visitou alguns locais e acompanhou de perto a movimentação dos inscritos.  

O sucesso na realização do concurso só foi possível devido à união de esforços entre a secretaria e órgãos de segurança pública em Alagoas (polícias Federal, Civil e Militar) que organizaram um esquema de segurança complementar já executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – fator que aprimorou e reforçou as condições de lisura do concurso. Nos dois dias de provas, estiveram presentes 200 policiais.

Segundo a banca organizadora, 38,78% faltaram às provas no dia 23, e 43,70% no dia 24. De acordo com informações do Cebraspe e da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o processo seletivo teve um total de 6.197 inscritos.

Conforme ainda os dados da Cebraspe, foram 451 inscritos para o cargo de Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual, tendo 10 vagas disponíveis, o que resulta em concorrência de 45.10 por vaga. E 5.746 inscrições para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, sendo 25 vagas disponíveis, e demanda equivalente a 229.84 por vaga.

O edital completo do concurso pode ser conferido aqui: http://www.seplag.al.gov.br/images/concursos/edital_sefaz.pdf

Determinação

De Salvador para Maceió. Foi assim que o Samuel Dantas Bastos se deslocou para concorrer a vaga de Auditor Fiscal da Receita Estadual. “Já vinha me preparando há bastante tempo para esta prova. Segui o cronograma das disciplinas que contém no edital. Estudei por meio de plataformas de cursos on-line, videoaulas, materiais em PDF e resolvi diversas questões. Estou muito confiante pelo resultado. Agora, é só aguardar a aprovação no concurso da Sefaz Alagoas”, enfatiza.


O candidato Gabriel Couto veio de Uberlândia para tentar vaga no concurso. Foto: Ascom Sefaz

Já o candidato Gabriel Couto Campos, saiu de Uberlândia, município do estado de Minas Gerais, para fazer a prova. “Venho estudando há dois anos e meio. Estou preparado para o que vier, principalmente, pelo resultado. Quero muito esta vaga de Auditor Fiscal da Receita Estadual”, afirma.

Vagas

Ao todo, são 35 vagas que possuem carga semanal de 40 horas. Destas, 25 são distribuídas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual que recebe uma remuneração inicial de R$ 9.899,81, e 10 vagas para Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual, com média salarial de R$ 8.638,75.

Vale ainda lembrar que destas vagas total, 28 são direcionadas à ampla concorrência e sete são destinadas às pessoas com deficiência.

O processo

As provas foram realizadas em duas etapas: na primeira fase, foi aplicada à prova objetiva com 4 horas e 30 minutos de duração, e na segunda etapa correspondeu à prova discursiva que contou com a duração de 3 horas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Na objetiva, o exame foi composto por 100 questões de conhecimentos básicos e 60 questões de conhecimentos específicos. Já na etapa discursiva, os candidatos tiveram dois estudos de caso para desenvolver.

A divulgação do gabarito oficial está prevista para o dia 26 de outubro, às 19h, no horário de Brasília, e o resultado final das provas objetivas e de resultado provisório na prova discursiva para o dia 19 de novembro. Segue abaixo o cronograma.

Cronograma

• 26/10/2021 – Divulgação do gabarito oficial das provas objetivas e do padrão de respostas da prova discursiva;

• 27/10 a 3/11/2021 – Prazo para a interposição de recursos contra o gabarito oficial preliminar das provas objetivas e de respostas da prova discursiva;

• 19/11/2021 – Divulgação do edital de resultado final nas provas objetivas e de resultado provisório na prova discursiva.