22/05/2023 16:16 | Serviços

Realidade digital traz facilidades aos clientes da Juceal nos processos empresariais

No portal Facilita Alagoas, processos de abertura, alteração e baixa de negócios podem ter andamento de qualquer lugar e a qualquer hora


Em 130 anos, Juceal passou a funcionar totalmente de forma digital, tornando-se peça fundamental para a evolução do ambiente empresarial no estado

Ascom Juceal


Danilo Silva / Ascom Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) completa 130 anos no dia 26 de maio com uma realidade totalmente digital, possibilitada pelo portal Facilita Alagoas. Um dos grandes diferenciais que possibilitou essa mudança de patamar foi a implementação da entrada online para todos os processos empresariais, praticidade essa que, para os clientes, simplificou o andamento e tornou o registro mais dinâmico.

 

Iniciado a partir de 2015, o serviço de entrada online de processos é disponibilizado para todas as naturezas jurídicas de registro da Junta Comercial, com destaque para empresário individual, sociedade limitada, cooperativas e sociedades anônimas.

 

Com isso, o empresário que queira registrar um processo empresarial pode realizar todo o andamento, desde a consulta prévia, o preenchimento das informações, a geração e a anexação de documentos, até a entrada, por meio do Portal Facilita Alagoas, tudo isso sem precisar sair de casa ou do escritório.

 

Mesmo com a facilidade disponibilizada, somente a partir de março de 2020, com o fechamento do atendimento presencial devido à pandemia do Covid-19, é que os clientes passaram a utilizar regularmente a ferramenta de entrada online. A exemplo disso, o número de entradas online, em fevereiro de 2020, foi de 157 processos. Somente em abril deste ano, 2.620 processos apresentaram a protocolização de forma digital.

 

“A entrada online foi um grande marco histórico da Juceal. Enquanto outros órgãos batiam cabeça tentando se adequar à nova realidade que se apresentava num momento caótico mundial, a Juceal, que já vinha num processo de modernização dos serviços prestados, deu um passo à frente e aprimorou ainda mais sua plataforma de atendimento. Passamos a ter um serviço 100% virtual e de excelência”, destacou o contador e empresário Sidinei Cavalcante, cliente da Juceal há 25 anos.

 

Esse atendimento online a qualquer horário impactou também no tempo de registro empresarial. Segundo o estudo Mapa de Empresas, do Governo Federal, o tempo médio para abertura ou baixa de um negócio em Alagoas foi de 18h nos primeiros quatro meses de 2023.

 

E essa evolução na eficiência também é algo notado pelos clientes da Junta Comercial, que avaliam positivamente o avanço na qualidade. Esse é o caso da contadora Elfrida Régia, que trabalha com processos ligados à Juceal há 31 anos.

 

“Quando os serviços foram evoluindo, eu ganhei muito tempo, pois passava várias horas para ser atendida. Hoje, protocolo os processos a qualquer hora e recebo o retorno rapidamente. Pelo tempo de atividade na área contábil, passei por várias fases da Juceal. Acompanhei o processo de informatização dos setores, digitalização do acervo, mudança de sistemas, inúmeras mudanças de pessoal e de gestão. A evolução é imensamente positiva, e como trabalho com várias Juntas Comerciais, sinto muito orgulho da nossa, pois possui uma eficiência incontestável. Considero a Juceal uma parceira da classe contábil e dos empresários, imprescindível para o crescimento de Alagoas e, consequentemente, do povo alagoano”, elogiou.

 

Além dos processos de abertura, alteração e baixa empresarial, pelo Portal Facilita Alagoas, é possível dar andamento total a outros serviços como emissão de certidões, autenticação de livros contábeis e balanços patrimoniais, e processos de leiloeiros e tradutores.

 

Para o presidente da Juceal, Ricardo Dória, a evolução dos serviços é sempre a meta. “Ao longo desses 130 anos, a Juceal passou de órgão cartorário para uma entidade com funcionamento totalmente digital, tornando-se peça fundamental para a evolução do ambiente empresarial no estado. Estamos trabalhando para ir além do registro empresarial, tornar o Portal Facilita Alagoas cada vez mais eficiente e com mais serviços para que o empresário possa fazer tudo do conforto do seu escritório e da sua casa”, destacou.

 

A Junta Comercial é o órgão alagoano de registro empresarial e entidade responsável pela administração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado, que possui como interface o Portal Facilita Alagoas.