29/03/2023 12:13 | Saúde

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

RCP Day: Samu promove ação para ensinar Reanimação Cardiopulmonar neste sábado (1°)

Evento ocorre no Maceió Shopping e vai mostrar como detectar uma parada cardiorrespiratória e quais procedimentos que devem ser realizados


Durante o 3º RCP Day, a população será ensinada a identificar uma parada cardiorrespiratória e como fazer os primeiros socorros

Thyeres Medeiros


Thyeres Medeiros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas promove, no próximo sábado (1º), no Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras, o 3º Dia de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP Day). O evento, que ocorre 12h às 22h, no interior do centro de compras, no piso térreo, próximo às escadas rolantes que dão acesso aos cinemas, tem como objetivo ensinar a população a detectar uma parada cardiorrespiratória (PCR) e quais procedimentos devem ser realizados enquanto o socorro está em deslocamento.

Durante o dia, os instrutores farão ciclos de cerca de 10 minutos com clientes em manequins próprios para capacitação em RCP, numa estrutura montada em parceria com o Maceió Shopping. O 3º RCP Day é aberto ao público e não é necessário realizar inscrição prévia para participar. Os participantes também poderão conhecer de perto a estrutura do Samu Maceió e tirar dúvidas com os profissionais da área da saúde sobre o tema.

Segundo o coordenador do Samu Maceió, médico Jhonat Silva, o RCP Day é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância de saber como agir em casos de parada cardiorrespiratória. "O tempo é um fator determinante para a sobrevivência da vítima de parada cardiorrespiratória. Ao saber como realizar os primeiros socorros corretamente, é possível aumentar as chances de sobrevivência da pessoa até a chegada do socorro médico", afirma o médico Jhonat Silva.

Oportunidade de aprendizado

 

 

Já o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, destaca que o evento é uma oportunidade para que as pessoas aprendam os procedimentos corretos para fazer a reanimação cardiopulmonar. "Durante o evento, os participantes poderão aprender como identificar uma parada cardiorespiratória, como realizar a compressão torácica e outras técnicas para ajudar a salvar vidas", salienta.


Alto índice de morte 

As vítimas de parada cardiorrespiratória têm um alto índice de declaração de morte na chegada das equipes. Somente no primeiro semestre do ano passado, 57% dos chamados para o 192, referentes à parada cardiorrespiratória, levaram os socorristas a atestar óbito ainda no local da ocorrência. Quando a vítima passa mais de quatro minutos sem nenhum tipo de intervenção, danos neurológicos já são prováveis e, quando esse tempo supera seis minutos, aumenta substancialmente as chances de sequelas permanentes ou até mesmo de óbito.

 

Serviço

O quê: 3º RCP Day - Suas mãos podem salvar vidas

Quando: Sábado, 1º de abril, das 12h às 22h

Onde: Maceió Shopping - Avenida Gustavo Paiva, 2990 - Mangabeiras