03/04/2023 19:24 | Saúde

RCP Day: Samu Alagoas capacita mais de 300 pessoas em evento gratuito

Ação no Maceió Shopping ensinou como detectar uma parada cardiorrespiratória e quais procedimentos realizar enquanto o socorro está em deslocamento


Evento que ocorreu no sábado (1º), ensinou como prestar os primeiros socorros a vítimas de infarto

Thyeres Medeiros / Ascom Sesau


Ascom Sesau

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, em parceria com o Maceió Shopping, conseguiu ensinar gratuitamente mais de 300 clientes sobre quais  procedimentos realizar em vítimas de parada cardiorrespiratória. O 3º RCP Day foi realizado no sábado (1), das 12h às 22h, para conscientizar sobre o problema que mata mais de 200 mil pessoas por ano fora do ambiente hospitalar no país, segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac).


Numa estrutura montada dentro do Maceió Shopping, socorristas instrutores do Samu Alagoas realizaram ciclos de cerca de 10 minutos com clientes em manequins próprios para capacitação em reanimação cardiopulmonar (RCP). Por meio de um aplicativo conectado via bluetooth com os bonecos, os participantes conseguiram visualizar quão efetivas estavam sendo as manobras e o que precisava ser corrigido.


Além de aprenderem sobre a RCP, os participantes puderam ainda tirar dúvidas com os profissionais do Samu Alagoas sobre outros tópicos de primeiros socorros, como engasgos e crises convulsivas. Segundo o médico Coordenador-geral do Samu Maceió, Jhonat Silva, o RCP Day é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância de saber como agir em casos de PCR.


 "Muita gente não se preocupa com isso pois imagina que num momento de emergência, é só chamar o Samu que está tudo resolvido. Por mais que sejamos rápidos, esperar 10 minutos o deslocamento de uma ambulância sem fazer nenhuma manobra é uma decisão que elimina as chances de sobrevivência das vítimas", afirma o médico.


As vítimas de parada cardiorrespiratória tem um alto índice de declaração de morte na chegada das equipes: em 57% dos chamados do 192 para parada cardiorrespiratória no primeiro semestre de 2022, os socorristas atestaram óbito ainda no local em Alagoas.


Para o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, o evento é uma oportunidade para que as pessoas aprendam os procedimentos corretos para realizar uma RCP de qualidade. "No momento do estresse, quando uma pessoa passa mal na frente do solicitante, ao receber a instrução de RCP por telefone quando ligar para o 192, as manobras serão mais efetivas do que uma pessoa que nunca teve contato com a prática da RCP ", destaca o coordenador do NEP.