25/10/2023 18:22 | Educação

Quatro estudantes da rede estadual concorrem para representar Alagoas no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB)

Votação do aluno que representará o estado no evento acontece até o dia 10

Finalistas foram selecionados entre outros 40 estudantes alagoanos

Thiago Ataíde / Ascom Seduc e Reprodução

Ana Cecília Oliveira, sob supervisão / Ascom Seduc

Quatro estudantes da rede estadual concorrem para representar Alagoas na etapa nacional do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Com o tema “A educação que queremos”, o projeto visa estimular estudantes do ensino médio a participarem ativamente do sistema político, propiciando a 27 jovens discutir temas de seu interesse na Câmara dos Deputados, em Brasília, bem como aprender um pouco mais sobre política e democracia. A votação já está aberta e o internauta pode votar em um dos quatro representantes alagoanos na página https://evc.camara.leg.br/votacao-pjb-alagoas-al/ até o dia 10 de novembro.

Em Alagoas estão concorrendo os estudantes Gabriel dos Santos Silva, da Escola Estadual Professora Maria Antônia de Oliveira, de Matriz de Camaragibe; Milena Santos, da Escola Estadual Professor Ernani Méro, de Penedo; Adriele Milagres Melo da Trindade e Ranikele Ferreira da Silva, ambas da Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela, de Teotônio Vilela.

O internauta poderá votar em apenas um dos candidatos e escolher o discurso que mais lhe representa. Os quatro discursos estão disponíveis em vídeos no site https://evc.camara.leg.br/votacao-pjb-alagoas-al/.

Cidadania

Antes de chegar a esta nova etapa, os finalistas já passaram pela fase estadual e foram selecionados entre outros 40 estudantes de Alagoas, após um processo de seleção realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Foram aprovadas as melhores respostas à pergunta “O que é importante transformar na educação”.

“A grande importância desse projeto é fazer com que aconteça o protagonismo juvenil dos nossos estudantes. Eles participam diretamente das decisões da Câmara, propõem soluções e conseguem visualizar quais são os problemas do seu bairro e da sua cidade. O principal objetivo é que eles tenham essa vivência cidadã e consigam participar ativamente das decisões das propostas”, explica o gerente especial de Execução de Programas e Projetos da Seduc, Leandro Lima.

O resultado final da seleção estará disponível no dia 14 de novembro. A Câmara dos Deputados arcará com os custos das despesas de estudantes e professores finalistas. A participação no PJB impulsiona uma aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. A etapa nacional do programa acontece de 5 a 7 de dezembro, em Brasília, com atividades na Câmara dos Deputados.