Qualidade e segurança do paciente é tema de encontro promovido pela Sesau
Participaram do evento lideranças da rede hospitalar do Estado e acadêmicos da área de saúde
Para a infectologista Sarah Dominique, a estratégia é estimular boas práticas de atenção ao paciente
Thallysson Alves / Ascom Sesau
Thallysson Alves / Ascom Sesau
Representantes da Rede Hospitalar participaram, nesta
quarta-feira (14), do I Encontro de Qualidade e Segurança do Paciente,
realizado no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
(Uncisal). O objetivo do evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde
(Sesau), foi unificar os serviços que são executados nas unidades,
oportunizando a troca de experiências e viabilizando o fortalecimento das
ações.
A programação teve início com uma mesa redonda que abordou o
tema Cenário das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), com a
participação da infectologista Sarah Dominique e das enfermeiras Cyndi Romão e
Ana Rosa. Em seguida, a enfermeira Marcela Guimarães pontuou sobre o tema Perfil
dos Eventos Adversos do Estado de Alagoas.
“Abordei sobre a gestão da qualidade e gestão de riscos; e
as enfermeiras Bruna Guedes, Dayane Menezes e Fernanda Barros lideraram mais
uma mesa redonda, instigando os participantes a pensarem no futuro promissor da
qualidade e segurança do paciente. Os trabalhos científicos também puderam ser
apresentados por seus autores”, disse a enfermeira Elycarla Amorim.
A infectologista Sarah Dominique parabenizou os
idealizadores pelo evento. Para ela, a iniciativa demonstra o interesse dos profissionais
em evitar o risco de eventos adversos, tão desnecessários e que prejudicam o
sucesso de todas as linhas de cuidado. Contra isso, a estratégia é sempre
evitar, prevenir e estimular boas práticas de atenção ao paciente.
“É importante que todos sigam com os protocolos, eles
existem porque alguém já estudou e comprovou o bom êxito com resultados. Entre
eles, é imprescindível a prática da Cirurgia Segura, a completa identificação
do paciente, a prevenção de úlceras por pressão e outras lesões de pele, a
precaução com o risco de quedas, a higienização adequada das mãos e o uso
correto dos medicamentos”, recomendou a médica.
Entre os profissionais presentes, esteve a assistente social
Vânia Ticianeli, coordenadora da Assessoria da Qualidade do Hospital Geral do
Estado (HGE), em Maceió. Ela se disse satisfeita com a atitude dos
idealizadores, uma vez que a comunicação é uma importante estratégia em
qualquer área e está presente entre as metas de segurança do paciente.
“A partilha de experiências, a discussão dos problemas, das
dificuldades que enfrentamos, torna o evento mais rico e necessário. São
realidades semelhantes em todos os hospitais e, por vezes, a solução que alguém
encontrou pode ser a alternativa que resolva a dificuldade em outro serviço.
Com tudo, no fim das contas, quem sai ganhando são os usuários, a população que
conta com os hospitais do Estado”, concluiu a assistente social.
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