27/04/2023 13:17 | Cultura

Punho Cineclube exibe filmes dirigidos por mulheres indígenas

Encontro é gratuito e acontece neste sábado, no Centro Cultural Arte Pajuçara


Teko Haxy – Ser Imperfeita (2018), de Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro, será um dos filmes exibidos

Divulgação


Ascom Secult

O Punho Cineclube realiza, neste sábado (29), mais uma sessão no Centro Cultural Arte Pajuçara. Desta vez, a iniciativa compartilha, por meio da tela do cinema, filmes dirigidos por mulheres indígenas. A exibição das obras tem início às 13h50, é gratuita e aberta a toda a população.

 

No encontro, o projeto vai celebrar, de forma especial, o Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. O curta-metragem alagoano Cabeça Seca (2018), de Rosiane dos Santos e Marcelo de Campos, é um dos filmes que serão exibidos na programação. Além dele, serão exibidos  Teko Haxy – Ser Imperfeita (2018), de Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro, e Formação Audiovisual de Mulheres Indígenas (2018), de Mari Corrêia e Raquel Diniz.

 

O cineclube é desenvolvido pelo Punho, coletivo alagoano que atua desde 2019 pela difusão, organização e fortalecimento de uma rede de mulheres da imagem no estado. Com essa iniciativa, o coletivo busca ampliar os espaços de visibilidade e de debate da produção audiovisual local, colocando sobretudo as obras de mulheres e as questões de gênero no centro da discussão.

 

O Punho Cineclube é realizado com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC) através do VI Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas — Prêmio Pedro da Rocha, realizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e conta com o apoio do Centro Cultural Arte Pajuçara.

 

As próximas sessões serão divulgadas em breve. Para acompanhar, acesse o instagram @punhocoletivo.