11/11/2022 15:30 | SegurançaInstitucional

Criadora da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual é agraciada com a Medalha Sílvio Vianna

Camille Wanderley atua na saúde pública estadual há 17 anos, após ter sido aprovada em concurso público

Psicóloga Camille Wanderley agradeceu a homenagem e ressaltou o prazer em servir à sociedade alagoana

Carla Cleto

Josenildo Törres / Ascom Sesau

Responsável por idealizar, formatar e coordenar, há quatro anos, a Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), a psicóloga da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Camille Wanderley, está entre os dez servidores do Executivo estadual que foram agraciados com a Medalha Sílvio Vianna. A entrega da honraria, concedida pelo Governo do Estado aos servidores que se destacaram no cumprimento de suas atividades, ocorreu na noite desta quinta-feira (10), no Armazém Uzina, no bairro Jaraguá, em Maceió.

Ocupante do cargo de técnica de Recursos Humanos, Camille Wanderley é servidora da Sesau há 17 anos, após ter sido aprovada no Concurso Público realizado em 2002, durante a gestão do ex-governador Ronaldo Lessa. Mestre em Psicologia, ela já atuou na Sesau como gerente de Valorização de Pessoas, antiga Gerência de Recursos Humanos, onde impulsionou a Política de Educação Permanente em Saúde e a Política Nacional de Humanização da Saúde.

“É uma honra ser agraciada com a Medalha Silvio Vianna, que homenageia um servidor público que foi exemplo no desempenho das suas funções tributárias. Ser servidor público é um privilégio, porque como o próprio nome já diz: nossa missão é servir. Durante as quase duas décadas em que atuo na Sesau, sempre tive como foco trabalhar para cumprir minhas atribuições com dedicação, contribuindo com a valorização dos servidores, estimulando-os a entregarem à sociedade serviços qualificados, ágeis e humanizados”, salientou a homenageada.

Na ocasião, ela lembrou um dos momentos em que ficou comprovada a importância da RAVVS para as vítimas de violência sexual. “Ao conceder uma entrevista para um telejornal, divulguei um número de telefone para as vítimas denunciarem. Uma menininha de nove anos viu a entrevista e anotou o número. Dias depois, a garotinha ligou para a RAVVS, fez a denúncia e conseguiu se libertar do ciclo de violência que enfrentava. Durante o atendimento, a criança disse que, enquanto assistia minha entrevista, ela pensava: ‘essa mulher vai me ajudar’. Por isso, o meu orgulho de ser servidora pública, para poder servir e ajudar a quem precisa”, disse Camille Wanderley, emocionada.

Servidor Comprometido

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a psicóloga Camille Wanderley é a representação do servidor público comprometido, dedicado e que atua inovando e de forma eficiente. “É uma profissional qualificada e inquieta, que sempre atuou para assegurar eficiência no serviço público, oferecendo assistência ágil e humanizada ao cidadão, sempre que ele busca atendimento nas unidades de saúde estaduais”, destacou.

Prova disso é que Camille Wanderley sempre focou no cuidado ao servidor, uma vez que, segundo ela, quando estão motivados, desempenham suas funções com mais eficiência, beneficiando toda a sociedade. Por isso, durante o período em que esteve na Gerência de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas da Sesau, iniciou o processo de Avaliação de Desempenho dos Profissionais de Apoio à Saúde, instituiu o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor e contribuiu para a efetivação da primeira turma de Especialização de Gestão do Trabalho em Saúde.

Além de atuar na Sesau, Camille Wanderley é professora universitária e também atende como psicóloga em seu consultório. Entretanto, segundo ela, a Sesau passou a ser sua segunda casa, uma vez que se denomina como sanitarista e ferrenha defensora do Sistema Único de Saúde (SUS), sempre atuando para assegurar que os serviços prestados aos cidadãos sejam disponibilizados de forma universal, equânime e integral.

Violência Sexual

Na RAVVS, onde trabalha atualmente como coordenadora, Camille Wanderley desenvolve ações em prol do fortalecimento da atenção às pessoas que sofrem agressões sexuais. Para isso, em parceria com a equipe disciplinar que trabalha sob a sua coordenação, ela atua para assegurar atendimento humanizado, ágil e eficiente e, desde a criação do serviço, no final de 2018, já foram assistidas mais de 2.400 pessoas.

No pico da Pandemia da Covid-19, em que as vítimas estavam distantes de suas relações sociais, como igrejas e escolas, por exemplo, Camille Wanderley trabalhou para manter a RAVVS funcionando 24 horas por dia, de domingo a domingo, uma vez que, segundo ela, as vítimas de violência sexual ficaram enclausuradas com seus abusadores. Sempre inquieta, também durante a emergência em saúde pública, lançou o aplicativo FICA BEM, que facilitou as denúncias de violência sexual, por meio do celular.

Segundo Camille Wanderley é um trabalho complexo, desafiador e que enche de orgulho quem faz parte, pois a RAVVS ajuda a minimizar a dor das pessoas violentadas sexualmente. “A Rede atualmente possui quatro unidades de referência, que são o Hospital da Mulher e HGE [Hospital Geral do Estado], ambos em Maceió; além do Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; e o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. E nosso planejamento é expandir para outras unidades, diante da relevância do nosso trabalho”, pontuou.