04/02/2023 10:01 | Segurança

Promoções garantem oxigenação e estímulo da tropa

Edna tem mais de duas décadas de dedicação aos quadros da PM

Ascom PM

O dia 3 de fevereiro marca o aniversário de fundação da Polícia Militar. Em 2023, a instituição, que nasceu no ano de 1832 como Corpo de Guardas Municipais Permanentes, completa 191 anos. Além da solenidade que contou com a participação do Governador Paulo Dantas, o dia festivo ganhou mais uma razão para ser celebrado: 1.024 militares foram promovidos.

As 1.024 promoções foram publicadas no Boletim Ostensivo Geral (BGO) Nº 024 desta quinta-feira (02), com base no que preveem as Leis nº 5.346/1992 e nº 8.669/2022 (Lei de Fixação do Efetivo da PMAL) e ainda conforme o previsto na Lei nº 6.514/2004 e no Decreto nº 2.356/2004 (Regulamento de Promoção dos Oficiais e Graduados da Ativa da PM).

Um total de 47 foram promovidos de 1º sargentos à graduação de subtenente, sendo um deles do Quadro de Músicos (QPM) e os demais, Combatentes (QPC). Outros 60 militares ascenderam à graduação de 1º sargento. O número de 3º sargentos promovidos a 2º sargento QPC foi de 340, além de mais três à mesma graduação, sendo no Quadro de Saúde (QPS), totalizando 343.

Somando o maior quantitativo, 573 cabos tornaram-se 3º sargentos, a maioria QPC, além de uma militar QPS e mais duas QPM. Um soldado foi promovido à graduação de cabo. Dentre os promovidos, está a 2º Sargento Edna Pereira. A militar já tem mais de duas décadas de serviços prestado à Briosa e não escondeu a emoção com a promoção. "Confesso que estava planejo ir à reserva remunerada há 2 anos. Porém, a mudança na Lei de Promoções e a Aprovação do nosso Quadro Organizacional proporcionaram uma nossa perspectiva na minha carreira militar", disse.

Com 49 anos de idade e mãe de três filha, a nova 2º sargento da Corporação se encontra lotada na Diretoria técnica da Academia de Polícia Senador Arnon de Mello. Edna espera contribuir ainda mais com a formação de uma Instituição justa e igualitária.

O comandante-geral, coronel Paulo Amorim, falou sobre a importância do momento: “Cada promoção marca uma conquista, um novo passo dado, mais um degrau na carreira e também novas responsabilidades. Queremos parabenizar os recém-promovidos por essa benção conquistada. Com instituição, queremos agradecer ao Governo do Estado e Secretaria de Segurança Pública, por não medir esforços quando

“Aos senhores promovidos e às senhoras promovidas, deixo um conselho que também é um pedido: continuem servindo com dedicação à nossa Corporação e a sociedade alagoana; sejam exemplo para seus pares, superiores e subordinados”, finalizou o coronel Paulo Amorim.