23/06/2023 11:11 | ServiçosInclusão Social

Projetos sociais contemplados pelo Edital Algas Social potencializam desenvolvimento sustentável

Ações de responsabilidade social corporativa da companhia ganharam relevância a partir de 2005 quando foi criado o selo “Adotei o Natural, Abracei o Social”


Algas potencializa a diversidade de expressões de cidadania com responsabilidade social nos projetos da Companhia

Ascom Algas


Jaqueline Silva

A distribuidora Alagoana de Gás Natural  (Algas) desde sua fundação em 1993, apoia diversas iniciativas em prol da cidadania dos alagoanos. As ações de responsabilidade social corporativa da Algas ganharam relevância a partir de 2005, quando foi criado o selo social “Adotei o Natural, Abracei o Social”.  A mensagem passada pelo selo social da Algas busca comunicar que “toda vez que alguém usa o gás natural, está contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Alagoas”.

 

Com o intuito de democratizar o acesso aos recursos de financiamento, em 2016, foi criado o Edital Algas Social, que na edição 2022-2023 chegou a sua quarta edição com muita história e resultados positivos para compartilhar. Nesta edição, os projetos contemplados foram Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema, da Carambola Produções e Eventos LTDA; Cena em Fluxo – Rota das Lagoas, da Associação Artística Cia do Chapéu; Vida em Movimento, do Instituto Amor 21 e Dividindo Saberes – Arte e reciclagem, uma composição na natureza, da Parede Azul Produções.


 

O projeto Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema é uma idealização da Carambola Produções e Eventos LTDA –  e é um braço do maior festival independente de música e artes de Alagoas, idealizado e produzido por mulheres desde 2017, com foco na produção audiovisual promovida por diretoras autoidentificadas mulheres e pessoas atravessadas pela experiência social feminina (mulheres trans e cis, travestis, pessoas não binárias, transmasculinas e homens trans). E evento levará exibições de filmes, intervenções artísticas, atividades formativas e atrações musicais às ruas do Jaraguá nos dias 14 e 15 de outubro. O trabalho do Carambola pode ser acompanhado pelo Instagram: @festivalcarambola.

 

Outro projeto apoiado pela Algas é o Cena em Fluxo – Rota das Lagoas, da Associação Artística Cia do Chapéu que consiste num circuito de oficinas de artes cênicas ministradas por artistas alagoanos ou residentes no Estado, a serem realizadas nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro e Pilar. A escolha das cidades se conecta por estarem banhadas por importantes lagoas (Mundaú e Manguaba), evidenciando a relevância desses biomas para Alagoas, de maneira geral e, para as comunidades que as rodeiam, de forma particular. A Companhia abriu um edital de contratação para as áreas pretendidas (teatro, dança, circo, contação de histórias e performance), e o resultado será divulgado dia 30 de junho.

  

A primeira etapa do projeto será realizada no último final de semana de julho, nos seguintes locais: Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo, Vergel (Maceió); Escola Sesi Professor Wilton Gama (Marechal Deodoro). A segunda etapa ocorrerá no último final de semana de agosto, nos seguintes locais: Sede do Ateliê Ambrosina, Pontal da Barra (Maceió); Escola Sesi Professor Wilton Gama (Marechal Deodoro. Já a terceira e última fase do projeto ocorrerá no último final de semana de setembro nos seguintes locais: Ong Viva Mundaú, Fernão Velho (Maceió); Espaço Cultural Folha Miúda (Marechal Deodoro); as três etapas também serão realizadas em Pilar, porém, o local ainda não foi definido. O trabalho do Cena em Fluxo pode ser acompanhado pelo Instagram: @ciadochapeu

 

Vida em Movimento, do Instituto Amor 21 – Trata-se de um projeto de práticas corporais como educação física adaptada além de práticas corporais como dança, yoga, meditação e musicalização, para estimular a percepção corporal dos alunos e, com isso, melhorar as ações motoras do cotidiano e do metabolismo orgânico, através de propostas que estimulem também a prática coletiva, tendo como resultado uma convivência positiva e solidária.

 

O projeto Vida em Movimento teve início na primeira semana de maio com a seleção e contratação da equipe. Já na segunda semana foi feito o planejamento e a seleção das crianças, assim como dos jovens e adultos que seriam contemplados pelo projeto. Atualmente são atendidas 16 crianças na musicalização e 21 na psicomotricidade, 23 jovens e adultos na dança e 15 no futsal.

 

No dia 21 de agosto será apresentado o espetáculo “A Força da Dança”, no Teatro Deodoro, dentro da programação da semana da pessoa com deficiência. Todo o trabalho do Instituto amor 21 pode ser acompanhado pelo Instagram: @amor21oficial.


 

A Algas potencializa ainda o projeto Dividindo Saberes – Arte e reciclagem, uma composição na natureza, da Parede Azul Produções, ministrado pelo artista Jackson Lima, voltado para pessoas a partir de 12 anos residentes nos municípios de São Sebastião (zona rural) e Arapiraca (bairro Carrasco - comunidade quilombola) e consiste na realização de oficinas de Artes Visuais na prática de escultura, visando fomentar o contato desse público com a arte.

Em São Sebastião as oficinas serão promovidas no próximo dia 1° de julho na Escola Estadual Indígena Itapó. Já em Arapiraca ainda não foi definido local e data para a realização das oficinas que ocorrem na terceira fase do Projeto. O projeto pode ser acompanhado pelo Instagram: @dividindosaberes.escolaatelie

 

 

Resultado como alcance do desenvolvimento sustentável, diz diretor

 Segundo o diretor-presidente da Distribuidora, José Ediberto de Omena, a diversidade de expressões de cidadania manifesta a responsabilidade social que sempre esteve presente nos planos da Companhia. “As iniciativas beneficiadas pelo edital são focadas no incremento dos indicadores sociais de Alagoas, na certeza de que o resultado alcance o desenvolvimento sustentável, que deve ser encarado de forma abrangente pelas práticas e políticas sociais”, explica Omena.


 

A quarta edição do Edital Social da Algás foi lançada em dezembro do ano passado e teve seu resultado divulgado em março de 2023. O certame teve como objetivo selecionar quatro projetos sociais desenvolvidos em Alagoas nas áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente ou saúde, com valores individuais de até R$ 30 mil, totalizando R$ 120 mil procedentes de recursos próprios da Distribuidora. Para conhecer mais sobre as ações de responsabilidade social da Algas e outros projetos apoiados nos anos anteriores, incluindo os das três últimas edições do Edital Algas Social, acesse: www.algas.com.br/projetos