06/10/2023 16:46 | SaúdeEducação

Projetos do HGE são apresentados em encontro promovido pelo Hospital Sírio Libanês e Ministério da Saúde

Para os pesquisadores, estudos tornam o profissional mais competente, e quem ganha é a população assistida

HGE apresentou estudos relacionados ao uso de adornos no ambiente hospitalar, higienização das mãos e residência multiprofissional

Ascom Sesau

Thallysson Alves / Ascom Sesau

Três projetos do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, foram apresentados no encontro regional de pesquisas produzidas por alunos do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS), realizado na Faculdade Estácio, em Maceió. O encontro foi realizado em parceria com o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde (MS), com apoio dos conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Nacional de Secretarias Municipais (Conasems).

“Eu pratico adorno zero e higienizo as minhas mãos na UTI Geral 1”, “Integração dos Atores do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde no HGE: desafios e potencialidades” e “A importância da prática interprofissional entre os preceptores da residência multiprofissional no HGE” são as ideias estudadas que tiveram os seus resultados apresentados.

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) também foi representada com os estudos: “Adesão ao protocolo de higienização das mãos pelos profissionais do setor pré-parto – QSUS/MESM”, “Gestão colegiada dos Programas de Residência em Saúde da MESM – Construindo uma ação coletiva e participativa” e “Implantação de estratégias de comunicação efetiva entre coordenadores, preceptores e residentes nas residências de obstetrícia de Enfermagem e Medicina”.

“Essa especialização e as pesquisas nela abordadas foram de suma importância para o desenvolvimento das ações dos profissionais do HGE, visto que pudemos mostrar novas técnicas de ensino-aprendizagem e de abordagem com os demais profissionais. Enfim, nos trouxe novos olhares para uma melhor abordagem dentro do nosso saber-fazer profissional”, avaliou a assistente social Maíra Franzosi.

Entre os presentes estavam as apoiadoras e facilitadoras do DGPSUS, Glória Walker, Rosana de Divitiis e Márcia Carvalho; além de representantes do HGE, como a coordenadora da Qualidade, Vânia Ticianeli, a coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais (Coremu), Cássia Melo, e demais lideranças da maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas.

“A dedicação dos nossos servidores é mais uma prova da importância que damos ao ensino e pesquisa no HGE. É que nós compreendemos que esses estudos são capazes de prevenir doenças e encontrar alternativas importantes ao bom andamento dos serviços. Para o Núcleo de Segurança do Paciente, por exemplo, foi importante o trabalho com foco na importância da higienização das mãos e no adorno zero, uma vez que esses são matéria prima do trabalho diário do núcleo”, defendeu Ticianeli.