06/03/2023 17:14 | Saúde

Paripueira

Projeto Vacina + terá dia D para atualização de vacinas em atraso

Em Paripueira, foram detectadas 85 crianças precisam ser vacinadas


Projeto acontece em parceria com o Programa Nacional de Imunização (PNI) da Sesau, com a participação de agentes de saúde de cada município

Ascom Secria


Fabiana Barros / Ascom Secria

As crianças do município de Paripueira estão convidadas a participar do dia D de Vacinação, no  doa 18 de março,  das 9h às 12h, na Escola de Ensino Fundamental Pedro Adolfo Martins Reis. A ação Vacina +, projeto, que foi desenvolvido pela Secretaria de Estado Extraordinária da Primeira Infância (Secria), também vai mapear as cadernetas de vacina das crianças com até dois anos nos municípios com baixa cobertura vacinal, ou seja, abaixo de 95%.


O projeto acontece em parceria com o Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com a participação das equipes de agentes de saúde de cada município que recolhem as cadernetas e repassam para a análise do PNI.


No dia 15 de fevereiro, a equipe do PNI analisou 349 cadernetas de vacinas na primeira fase do projeto. Desse total, foram detectadas 85 crianças com vacinas em atraso ou que terão alguma pendência até o dia 11/03.


O Vacina + vai acontecer em 21 municípios alagoanos, em 2023. A secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, ressaltou a importância da cobertura vacinal porque traz segurança. "É essencial que os pais ou responsáveis estejam atentos à cobertura das vacinas. Estamos trabalhando para afastar o risco de contrair doenças imunopreveníveis, como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, meningite meningocócica, entre outras, em nossas crianças. Contamos com a presença dessas crianças no dia D", afirmou.


A coordenadora da Atenção Primária da Prefeitura de Paripueira, Valéria Bezerra, explicou que o Ministério da Saúde implantou o Previne Brasil, em 2019, no entanto, o sistema  apresentou falhas que geraram dificuldades para alimentá-lo, em vários municípios país afora. Para ela, a iniciativa da Secria é muito positiva, pois faz um diagnóstico preciso de quanto foi a cobertura exata do município.