19/02/2024 16:37 | Saúde

Projeto selecionado pela Lei Paulo Gustavo realiza oficina de máscaras para alunos da rede pública estadual

Os produtos elaborados durante a oficina farão parte da exposição "Mascarando-se"


Ascom Secult


João Brito / Ascom Secult com assessoria

Para promover arte e sustentabilidade em Maceió, o projeto Oficina de Máscaras Beth Krisam vai promover uma semana de confecção de máscaras para os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Virgínio de Campos, no bairro Ponta da Terra. A ação acontecerá durante o período de 19 a 23 de fevereiro, das 13h às 17h.


O projeto foi selecionado e aprovado por meio do edital nº 21/2023 de chamamento público para seleção de propostas de artes visuais - concurso José Achiles Escobar da Lei Paulo Gustavo Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas,por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). É gerenciado pela artista visual e especialista em Educação e Meio Ambiente,  Beth Krisam, e tem foco na utilização do papel, especialmente o papel machê e materiais reaproveitados.


"É com imensa felicidade que testemunho os projetos selecionados pela Lei Paulo Gustavo impulsionando a cultura alagoana em todas as regiões do nosso estado, onde o acesso a ela é cada vez mais fundamental", expressou a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.


Os produtos elaborados durante a oficina farão parte da exposição "Mascarando-se" que acontecerá no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), de 27 de fevereiro a 8 de março. A exposição será aberta ao público com visitação de terça à sexta-feira, das 9h às 17h.


“A arte, em todas as suas linguagens e expressões, tem um poder enorme na educação das pessoas, mais ainda nos nossos jovens. A arte é uma linguagem universal e com isso toda ação de formação e ou capacitação é muito necessária para Alagoas”, disse Beth Krisam, responsável pelo projeto.


Além da confecção de máscaras, o projeto conta com capacitação sobre acessibilidade, palestra sobre máscaras e seus tipos, palestra sobre  teatro, exposições e outras atividades práticas. A equipe envolvida no projeto é composta por profissionais diversificados e capacitados, como o ator, diretor de teatro e produtor cultural, Julien Costa; a atriz, bonequeira e produtora cultural, Rita Lins; o produtor cultural Pablo Young; a artista visual e educadora, Juliana Krisam; o designer gráfico, Paulo Marcondes; o instrutor de arte e cultura, Daniel Cavalcante e a produtora cultural Filomena Felix.