22/12/2023 16:06 | SaúdeEducação

Projeto Samu nas Escolas entrega premiação aos alunos que redigiram as melhores redações em 2023

Quarta edição do concurso de redação teve como tema “Trote não tem graça, tem consequência”


Projeto Samu nas Escolas contemplou mais de 2.500 anos alunos, desde o ensino Fundamental até o Médio

Arnaldo Santtos / Ascom Sesau


Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

Concluindo as atividades do Projeto Samu nas Escolas deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência premiou os alunos que redigiram as melhores redações na VI Edição do Concurso de Redação “Trote não tem graça, tem consequência”. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu na Casa da Indústria, no bairro Farol, em Maceió.


Durante todo o ano, o Projeto Samu nas Escolas contemplou mais de 2.500 anos alunos, desde o ensino Fundamental até o Médio, com instruções sobre os primeiros socorros, além de conscientização de como não fazer trote.  No total participaram mais de 20 escolas públicas e privadas.


Todos os alunos que participaram do concurso receberam medalhas e certificados. Já os autores das três melhores redações receberam um tablet. A entrega da premiação ocorreu na presença dos pais, diretores de escolas, professores, e familiares dos alunos que estavam concorrendo. Na categoria Desenho, a vencedora foi Evellyn Laviny Torres da Silva, de 8 anos, do Colégio Jorge Cavalcante. O aluno João Victor Gueiros da Silva, de 11 anos, que estuda na Escola Municipal Marcos Soriano, foi o vencedor na categoria Ensino Fundamental I. E o estudante Lucas Calheiros Melo, de 17 anos, que estuda no Colégio Monteiro Lobato, foi o contemplado na categoria Ensinos Fundamental II e Médio.

 



Surpresa

 

O estudante Lucas Calheiros disse que foi uma grande surpresa quando descobriu que foi selecionado como finalista do concurso. "Mas o que prevaleceu foi a felicidade de saber que meu esforço e dedicação estavam sendo reconhecidos, principalmente sabendo que se tratava de um tema tão importante quanto o que foi proposto pelo Samu", frisou um dos três vencedores da competição.

 

O concurso teve como jurados sete servidores do Samu de várias áreas. Participaram representantes do Núcleo de Educação Permanente (NEP), da Coordenação Geral, Coordenação de Gestão de Pessoas, Condutores Socorristas, Saúde Ocupacional, Coordenação de Frota e Setor de Psicologia.


"Não há a menor dúvida de que o Projeto Samu nas Escolas é um instrumento fundamental para multiplicar conhecimento, através das instruções sobre os primeiros socorros. Ele também é importante, porque promove a cidadania, ao conscientizar os alunos sobre os malefícios do trote", destacou a coordenadora administrativa do Samu Maceió, enfermeira Juliana Nunes, que representou a coordenadora geral do Samu, a enfermeira Beatriz Santana.


No próximo ano, a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, anunciou que o concurso será ampliado. "O Samu nas Escolas é um projeto cidadão, que tem contribuído, efetivamente, para reduzir o índice de trotes, além de ser um instrumento multiplicador das informações, sobre os primeiros socorros. Por isso, iremos trabalhar para ampliá-lo", destacou.

 

Para que a escola possa participar do Projeto Samu nas Escolas em 2024 é necessário entrar em contato pelo e-mail ssosamumaceio@gmail.com, enviando um ofício solicitando a participação. O Serviço Social irá agendar o dia e hora de cada unidade escolar, seja pública ou privada. No ofício é preciso colocar a idade dos alunos e o nome completo da escola.