22/09/2023 14:58 | Saúde

Projeto Samu nas Escolas conscientiza estudantes de colégio em Maceió sobre primeiros socorros e trotes

Ação ocorreu nesta sexta-feira (22) com palestras e atividades práticas promovidas por socorristas do serviço



Arnaldo Santtos / Ascom Samu

A Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, nesta sexta-feira (22), mais uma edição do Projeto Samu nas Escolas. A ação, que discutiu sobre os malefícios do trote, além de noções básicas sobre os primeiros socorros, foi realizada no Colégio Monteiro Lobato, no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió. 


O Samu nas Escolas é um projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2014, em que participam acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social de várias universidades. Neste semestre, participam acadêmicos do Centro Universitário Cesmac, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Centro Universitário de Maceió (Unima) e o Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ).


Antes de passarem as informações para os alunos das escolas contempladas pelo Projeto Samu nas Escola, os acadêmicos recebem treinamento sobre os primeiros socorros. Uma equipe de profissionais do Samu, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), orienta sobre acidente com quedas, engasgo em adultos, crianças e bebês, choque elétrico e trotes. As apresentações dos acadêmicos são realizadas em oficinas, com métodos simples e de fácil compreensão para os alunos. No final da apresentação, os alunos fazem uma visita a uma ambulância.


Para o aluno Caio Ceryno Bernardes, 15 anos, o que mais chamou a atenção foi como desengasgar um bebê. "É preciso ter muito cuidado ao fazer as manobras, mas tenho certeza de que é possível, sim, ajudar a salvar um bebê, uma criança ou adulto, quando sofrer um engasgo, as informações foram bastante claras e objetivas", salientou.


Os conteúdos que o Samu trouxe para os nossos alunos são fundamentais para a formação cidadã e humana deles. "É preciso que os alunos tenham uma formação integral, de cidadania, e o Projeto do Samu nas Escolas, tem este aspecto, o que é muito louvável" destacou a coordenadora pedagógica do Colégio Monteiro Lobato, Clarissa Tenório Ribeiro Bernardes.


Segundo o coordenador do NEP do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, o Projeto Samu nas Escolas tem contribuído, de forma efetiva, para a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos. "Isso porque, ele irá apresentar temas que podem contribuir e ajudar a população a ter mais conscientização sobre a vida, além de contribuir com o Samu para salvar ainda mais vidas", enfatizou.


O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Ponte de Miranda, pontuou que o Projeto Samu nas Escolas é uma ação cidadã, que contribui, decisivamente, para melhorar a qualidade de vida dos alagoanos. “Todas as vezes que os socorristas recebem um chamado, via telefone, eles saem da Central ou da Base Descentralizada com o propósito de salvar vidas. Se a ocorrência for falsa, o tempo perdido no deslocamento poderá comprometer o socorro a quem realmente precisa. Por isso a relevância deste projeto também na conscientização contra os trotes", frisou.