16/04/2024 14:03 | SaúdeEducação

Projeto Samu nas Escolas beneficia mais uma unidade da capital alagoana

A unidade Zaneli Caldas está situada na Praça da Maravilha, no bairro Poço

Projeto Samu na Escolas Zaneli Caldas, no bairro Poço, em Maceió

Arnaldo Santtos / Ascom Samu

Alunos da Escola Municipal Zaneli Caldas, localizada na Praça da Maravilha, no bairro Poço, em Maceió, foram contemplados com as ações do Projeto Samu nas Escolas. Durante a atividade, acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social repassam orientações sobre os primeiros socorros e os malefícios dos trotes.

A iniciativa ocorre todas as sextas-feiras, nos dois horários, e, no final do evento, os alunos têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma ambulância utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Entre os estudantes que participaram da ação, está o pequeno Arthur Gabriel Ferreira da Silva, de 7 anos de idade. “Aprendi como desengasgar uma pessoa quando ela estiver passando mal. Vou falar pra todo mundo tudo o que aprendi, principalmente para os meus pais”, disse o estudante empolgado.

Segundo a coordenadora-geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana, o Projeto Samu nas Escolas completa dez anos no segundo semestre deste ano e tem contribuído, efetivamente, para reduzir os índices de trotes. "É um projeto que deve ser ressaltado e que, ao longo da última década, proporcionou a redução dos trotes, que, mesmo ainda ocorrendo, caíram vertiginosamente", destacou a gestora do Samu Maceió.

SEGUNDO SEMESTRE

A agenda de apresentações do Projeto Samu nas Escolas para este semestre já foi preenchida, mas a escola interessada em receber o programa pode agendar para o segundo semestre deste ano. Qualquer escola, seja pública ou privada, pode ser contemplada com o Projeto Samu nas Escolas.

Para isso, é necessário agendar o dia da ação. O Serviço Social do Samu, por meio das assistentes sociais, Maria Liege Batista e Maria Goretti Bastos, irá definir o dia e hora de cada unidade escolar. Para que a escola possa ser contemplada é necessário entrar em contato pelo e-mail ssosamumaceio@gmail.com , enviando um ofício solicitando a participação no projeto. No ofício é necessário informar a idade dos alunos, o nome completo da escola e se é de ensino fundamental ou médio.