13/12/2022 18:40 | Saúde

Projeto Escola Segura capacita profissionais da Creche Cria em curso de primeiros socorros

Em São Miguel dos Campos, a equipe foi capacitada para saber agir diante de situações como engasgo e parada cardiorrespiratória

Fabiana Silva Barros / Ascom Cria

A unidade de ensino é um ambiente que multiplica os saberes e também um local onde pode acontecer acidentes, principalmente, quando o público-alvo são crianças. Por isso, a essência do Projeto Escola Segura é promover cursos de noções básicas em primeiros socorros para os professores, cuidadores e pessoal de apoio em estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil.

Nesta terça (13), a capacitação contemplou parte dos profissionais da educação que atuam na Creche CRIA São Miguel dos Campos. A ação envolveu o próprio Programa Criança Alagoana (CRIA), do governo de Alagoas, o Núcleo de Educação Permanente (Nep), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“O conhecimento prático dos primeiros socorros com os profissionais que atuam no ambiente escolar é de fundamental importância, pois, geralmente, são essas pessoas que irão presenciar primariamente um evento de urgência e emergência”, observa o médico e chefe de treinamento do Samu Maceió, Jordiran Valeriano Soares.

Segundo ele, sempre as pessoas ligam para o Samu, mas há um tempo até a chegada da equipe. “Se os primeiros socorros não forem realizados de imediato, no local, certamente o desfecho não será o mesmo”, alerta o médico.

Para Jordiran, entre os pontos mais importantes da capacitação estão as técnicas de desengasgamento e parada cardiorrespiratória. “É muito frequente crianças se engasgarem com alguns alimentos, brinquedos, e é sempre uma situação difícil. Outro ponto importante é a parada respiratória. As chances de sobrevivência dessa criança ou adolescente, quando recebem os primeiros socorros, são altas, porque o Samu chegará em tempo de dar seguimento às medidas iniciadas previamente”, explica.

As equipes de saúde ressaltam que os treinamentos, a exemplo do Projeto Escola Segura, garantem que pessoas em geral, mesmo sem conhecimento técnico em saúde, consigam realizar o primeiro atendimento, assegurando que o quadro clínico da pessoa que sofreu o acidente seja menos agressivo ou até que não evolua para o óbito.

A professora Carmem Lúcia Paixão de Oliveira, que atua na educação infantil da Creche Cria São Miguel dos Campos, confirma a relevância do curso. Ela disse que já fez um no passado, mas, dessa vez, foi ainda mais esclarecedor e, agora, se sente mais segura.

Os profissionais da saúde envolvidos no Escola Segura capacitam 30% dos professores e funcionários da creche e cada participante recebe um certificado ao final do curso. A creche recebe uma placa de certificação.

A iniciativa cumpre exigência da Lei Federal 13.722/2018, a chamada Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.