28/08/2023 14:02 | Inclusão Social

Projeto Emprega Mais Alagoas é destaque em matéria especial publicada pela Tribuna Independente

Iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego já beneficiou mais de 1.300 alagoanos com qualificação para o mercado de trabalho. Segundo o secretário Arthur Albuquerque, o projeto deve abranger os 103 municípios


Natalício Vieira / Ascom Seteq

Em reportagem especial publicada no último sábado (26), o jornal Tribuna Independente apresentou o projeto-piloto Emprega Mais Alagoas, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), focada na capacitação para o mercado de trabalho, atendendo, prioritariamente, pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ainda em fase de teste, o programa pretende abranger os 102 municípios alagoanos, segundo informou o secretário Arthur Albuquerque.

 

As oficinas são ofertadas pela Seteq em parceria com as prefeituras. Entre os cursos oferecidos pelo projeto estão o de Social Media, Corte e Costura, Design de Sobrancelhas, Informática e, na área de gastronomia, Pizzaiolo, Salgados Fritos e Assados, e Doces Finos. As capacitações acontecem durante os três horários, matutino, vespertino e noturno, com duração máxima de um mês.

 

O programa já passou por Joaquim Gomes e Coqueiro Seco, e só nessas duas cidades foram beneficiadas 1.320 pessoas. Ao término das oficinas, os concluintes foram encaminhados para realizar cadastro do currículo no Sistema Nacional de Emprego (Sine) para aguardar uma oportunidade no mercado de trabalho.

 

A empreendedora e maquiadora Délvia Leide já atuava na área da beleza e escolheu o curso de Design de Sobrancelhas, que chegou para agregar a sua profissão. “Eu amei o curso, foi uma experiência única. Sou maquiadora e sempre quis unir a maquiagem com o design de sobrancelhas, e quando surgiu essa oportunidade, fui sem perder tempo”, contou Leide.

 

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Arthur Albuquerque, explica que o Emprega Mais Alagoas foi pensado para melhorar os índices de emprego e renda no estado. “Esse programa chega para alavancar os números de empregos em Alagoas, e foi uma missão que o governador nos deu e nós aceitamos”, disse Albuquerque.




Joaquim Gomes


A cidade foi a primeira a receber os cursos de capacitação e qualificação profissional. Foram disponibilizadas 800 vagas das quais 563 foram preenchidas. Os cursos oferecidos foram: Design de Sobrancelha, Informática Básica e Avançada, Social Media, Corte e Costura e Agricultura Sustentável. Também foram ofertadas vagas para a área de gastronomia nos cursos de Pizzaiolo, Salgados Fritos e Assados e Doces Finos.

 

O gestor da Seteq destacou a disponibilidade e o apoio da cidade para receber o projeto, e reforçou a importância do programa para os alagoanos. Segundo Arthur Albuquerque, a partir das oficinas, a equipe da Secretaria pode ter uma análise do que está dando certo e o que poderia ser melhorado.

 

“Foi em Joaquim Gomes que nós pudemos construir um laboratório e testar esse programa. Então, nossa equipe pode ter o feedback para que possamos melhorar ainda mais o projeto. Agradeço ao prefeito Adriano por ter nos recebido e dado esse suporte à Seteq”, ressaltou. Ele informou que o Emprega Mais Alagoas será estendido para todo o estado de Alagoas.

 

O prefeito Adriano Barros também agradeceu ao Governo de Alagoas e ao secretário Arthur Albuquerque por escolher o município para testar o programa, e reforçou a importância das oficinas na qualificação profissional dos joaquinenses para a geração de emprego e renda.

 

“Esses cursos foram importantes para qualificar os nossos cidadãos para o mercado. O governador Paulo Dantas e o secretário Arthur escolheram essa pequena cidade na Zona da Mata de Alagoas para ser laboratório deste programa. Agradeço pela confiança, e as nossas portas estão abertas para receber mais ações que proporcionem o bem-estar para o povo de Joaquim Gomes”, falou Barros.

 



Coqueiro Seco

 

No município de Coqueiro Seco, o projeto-piloto qualificou 757 pessoas nas oficinas realizadas entre os meses de junho e julho deste ano. Ao todo foram ofertados sete cursos: Informática, Maquiador Profissional, Extensão de Cílios, Cabeleireiro, e Manicure/Pedicure, Tortas Decoradas, Arranjos Florais e Porta Maternidade em EVA.

 

Os certificados de conclusão das oficinas foram entregues em julho deste ano pelo secretário Arthur Albuquerque e pela prefeita da cidade, Decele Dâmaso. Com os certificados em mãos, os participantes que quiseram já foram encaminhados ao ônibus do Sine Alagoas, que estava no município, para cadastrar seus currículos e se candidatar a oportunidades de emprego.

 

Mariana Silva foi uma das participantes dos cursos do Emprega Mais Alagoas em Coqueiro Seco. Empreendedora, ela realizou a oficina de Tortas Decoradas e agregou o aprendizado das aulas ao seu negócio. “Eu já trabalho com bolos de festas e salgados, então quando vi a oportunidade do curso de Tortas Decoras já corri e me inscrevi. Hoje, depois do curso estou cheia de encomendas para fazer”, conclui bastante empolgada.

 

A prefeita Decele Dâmaso destaca que a iniciativa vai gerar novas oportunidades de emprego e renda, garantindo, também, melhorias na qualidade de vida das pessoas. “Um dos pilares da nossa gestão é a busca de oportunidades para nossa gente, e a qualificação profissional é necessária para que essas pessoas tenham como serem inseridas no mercado de trabalho”, destacou.

 

Messias

 

A cidade de Messias, na região metropolitana do estado, foi a terceira a receber o projeto-piloto. As oficinas estão em andamento e terminam no final deste mês, beneficiando 750 pessoas. Os cursos em andamento são: Corte e Costura, Informática Básica e Avançada, Social Media, Design de Sobrancelha e Cabeleireiro para homens e mulheres.

 

O prefeito Marcos Silva, mostrou-se bastante feliz em receber o projeto, e falou que ele se soma a outras ações da cidade em parceria com o Governo do Estado. "É muito importante Messias receber um programa como esse, mesmo que ainda em fase de teste. Isso mostra o nosso compromisso com o povo messiense. O Emprega Mais Alagoas chega para se somar a outros serviços nossos, no município, em parceria com o Governo de Alagoas”, afirmou.