21/11/2022 11:29 | Serviços

Projeto educativo do Detran/AL conquista 1° lugar no Prêmio Senatran 2022

Campanha alusiva ao Maio Amarelo deste ano foi a melhor na categoria Educação


Campanha Maio Amarelo chegou em 30 escolas de ensino fundamental e alcançou, aproximadamente, 15 mil estudantes

Bianca Pimentel e Leandro Santos / Ascom Detran


Ascom detran

O projeto “Juntos Salvamos Vidas”, da Chefia de Educação para o Trânsito do Detran Alagoas, foi o grande vencedor da categoria “Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito”, edição 2022 do Prêmio Senatran.

 

A premiação faz parte das ações realizadas pelo Ministério da Infraestrutura e pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e tem o objetivo de incentivar a produção técnica, científica e artística, contemplando os melhores trabalhos voltados ao tema segurança no trânsito.

 

O projeto da campanha do Detran foi desenvolvido com a intenção de sensibilizar a sociedade para a adoção de comportamentos seguros e empáticos e mostrou que, no trânsito, cada um é responsável pela vida do outro, entendendo que o veículo maior pode matar quem está no veículo menor.

 

Segundo Edira Soares, chefe de Educação do órgão, a iniciativa no Maio Amarelo impactou milhares de alagoanos. “Foram realizadas 21 ações educativas presenciais e digitais, que alcançaram um público de mais de 20.000 pessoas. Distribuímos jogos educativos em 30 escolas de ensino fundamental e alcançamos, aproximadamente, 15 mil estudantes. O melhor de tudo é que ofertamos às escolas materiais pedagógicos que podem ser utilizados durante as atividades de todo o ano letivo”, explicou.

 

Além do material distribuído, foram lançados três filmes chamando a atenção para a responsabilidade com os mais vulneráveis, além de filmes simulando um jogo de certo e errado, inspirados nos livros do Programa Observatório EDUCA, presente em municípios alagoanos desde 2021, com ações de educação. A iniciativa teve início em Arapiraca e, em 2022, se estendeu para os municípios de Maragogi, Japaratinga, Rio Largo, Marechal Deodoro e São Sebastião, alcançando 38.000 alunos do ensino fundamental.

 

A partir das ações do Maio Amarelo, o Estado de Alagoas registrou uma redução de 15,68% no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito no mês de maio deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, o que demonstra a eficácia das ações preventivas.

 

A Cerimônia de  entrega do Prêmio Senatran 2022 será realizada no dia 8 de dezembro, no Instituto Serzedello Correia (ISC), em Brasília. Ao todo, serão agraciados os vencedores de oito categorias. “É uma imensa satisfação ter o nosso trabalho reconhecido nacionalmente. Toda a equipe ficou muito feliz e esta conquista se estende não só à equipe do Detran, mas a todas as instituições que, conosco, atuam na busca por um trânsito mais seguro para todos”, afirmou Edira Soares.

 

A superintendente do Detran, Lisiane Rocha, destacou a relevância do prêmio para o órgão. “O reconhecimento nacional das ações de educação para o trânsito promovidas pela equipe do Detran Alagoas reforça a importância de valorizar e fortalecer atuações conectadas com a sociedade em busca de propiciar espaços públicos cada vez mais seguros. Ficamos muito felizes e parabenizamos todo nosso pessoal pelo excelente desempenho”.