27/10/2023 17:38 | SaúdeEducação

Projeto do Samu leva orientações a alunos da escola José Haroldo da Costa

Alunos de 11 a 16 anos receberam orientações sobre primeiros socorros, além de conscientização sobre os trotes

Além das orientações sobre primeiros socorros, estudantes também foram sensibilizados sobre os males causados pelos trotes

Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu, nesta sexta-feira (27), mais uma edição do Projeto Samu nas Escolas. Desta vez foram beneficiados os alunos de 11 a 16 anos da escola municipal José Haroldo da Costa, localizada no Conjunto Salvador Lyra, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió.

O objetivo principal do Projeto Samu nas Escolas é conscientizar alunos, tanto da rede pública quanto particular, sobre os malefícios provocados pelos trotes. Ele também atua na apresentação de noções básicas sobre os primeiros socorros.

"Essa ação do Samu é fundamental para os alunos, uma vez que eles são orientados a como proceder no caso de um acidente na própria escola. É muito importante porque estamos contribuindo para que uma criança, adolescente ou adulto possa ser atendida adequadamente caso precise de primeiros socorros", ressaltou a diretora da escola, a professora Maísa Malta de Souza.

Para o aluno Nycolas Marley Alcantara dos Santos, 13 anos, as palestras foram muito importantes porque possibilitaram que ele aprendesse sobre como agir no caso de engasgo e choque elétrico. “Mas, o que mais me chamou a atenção foram as orientações sobre como agir no caso de um incêndio”, destacou o estudante.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, destacou que o projeto tem realizado um importante papel na redução dos trotes que o Sumu recebe diariamente. "Daí a importância do projeto para que os alunos possam entender e conscientizar sobre os malefícios do trote", enfatizou.

O Projeto

O Samu nas Escolas é um projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em que participam também acadêmicos de várias instituições educacionais do ensino superior. Neste semestre participaram acadêmicos do Centro Universitário Cesmac, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Centro Universitário de Maceió (Unima) e Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ).

Para isso, o NEP Maceió do Samu capacitou 38 acadêmicos dos cursos de serviço social, enfermagem e medicina para repassarem informações sobre os primeiros socorros, especificamente sobre engasgo, queimaduras, choque elétrico, desmaios e quedas em que haja quebra de braço e pernas, além dos malefícios dos trotes para o Samu.

A capacitação dos acadêmicos é ministrada por profissionais do Samu e as ações nas escolas também são supervisionadas. Qualquer escola, seja da rede pública ou privada, pode solicitar que a equipe do Samu, através dos acadêmicos, realize a ação do projeto. Basta agendar pelo e-mail do Setor de Serviço Social:  ssosamumaceio@gmail.com.