13/09/2023 14:55 | Direitos HumanosInclusão Social

Projeto de inovação prepara jovens do sistema socioeducativo para o mercado de trabalho

Qualificação profissional, oferecida pela Sprev, tem sido uma aliada na redução da reincidência deste público


Medida socioeducativa em Alagoas tem permitido a reinserção social de dezenas de adolescentes em conflito com a lei

Everton Dimoni / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

Jovens e adolescentes oriundos do Sistema Socioeducativo de Alagoas terão a chance de ingressar no mercado de trabalho com uma qualificação de reconhecimento nacional. Eles concluíram nesta quarta-feira (13) um projeto de inovação do curso de Assistente Administrativo oferecido pelo Governo do Estado por meio de contrato com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

 

Coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a medida socioeducativa em Alagoas tem permitido a reinserção social de dezenas de adolescentes em conflito com a lei. Uma das razões é a preparação deste público para o mercado de trabalho, que potencializa o exercício da cidadania, sua empregabilidade e protagonismo, tornando-os agentes transformadores de sua realidade.



 

Segundo o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, a qualificação profissional é uma aliada na redução da reincidência infracional e um instrumento importante para a transformação de vida dos jovens e adolescentes que infringiram a lei.

 

“Os cursos profissionalizantes vêm concretizar o principal objetivo da socioeducação, que é reintegrar socialmente os adolescentes e jovens que cometeram ato infracional. Estamos muito felizes com a conclusão de mais esta etapa, pois sabemos que esta capacitação profissional fará com que eles tenham novas oportunidades após a medida”, afirmou Otávio Rego.




O professor do SENAI, Daniel Gomes, foi o responsável por conduzir a turma de socioeducandos na descoberta de novos saberes, tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas. Ele explica que o curso busca capacitar os alunos para executar trabalhos pertinentes às áreas administrativas de indústrias e departamentos comerciais, contemplando procedimentos internos, normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança no trabalho.

 

“Em sala de aula eles aprenderam tudo o que uma empresa precisa ter para se tornar produtiva, para que possa crescer no mercado e se diferenciar da concorrência. É um curso brilhante e muito completo, que irá ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio se assim desejarem”, ressaltou o professor.

 

Na conclusão do curso, eles mostraram talento e muita criatividade projetando uma empresa com todos os setores administrativos e operacionais. A apresentação incluiu até uma maquete do empreendimento, cuidadosamente construída pelos socioeducandos. Para um dos alunos, de 19 anos, o curso oferece a oportunidade de mudança ao ampliar as chances de conseguir uma boa colocação no mercado após a conclusão da medida.



 

“O curso é excelente. Me ajudou a desenvolver novos talentos e até ampliou minha perspectiva para o futuro. Além do conhecimento prático, essa experiência me trouxe esperança e é isso que eu quero para a minha vida quando voltar para a casa dos meus familiares”, disse o jovem.