16/12/2022 18:07 | Direitos Humanos

Projeto da Seris viabiliza contratação de mais de 900 apenados

Quarenta e sete contratos foram firmados com instituições públicas e privadas de Alagoas


Iniciativa transforma a vida de apenados e suas famílias, desde 2016, quando foi implantada a parceria entre as instituições

Jorge Santos / Ascom Seris


Regina Carvalho / Ascom Seris

Cada convênio firmado, que oportuniza aos apenados a reinserção no mercado de trabalho, é motivo de alegria para a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Recentemente, mais um foi concretizado, dessa vez com a empresa parceira BRK, que contratou um reeducando do sistema prisional alagoano. Já passam de 900 apenados contratados por meio do projeto “Uma Nova História”, com previsão de aumento do número de vagas no próximo ano.

 

Uma dessas beneficiadas é Ítala Renata dos Santos Costa, 33 anos, que trabalha no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá. Há sete anos, graças ao convênio da Seris, foi contratada e quando concluiu a pena assumiu a função de assistente administrativo e agente operacional.

 

“Hoje tenho sonhos que realizei, como comprar uma moto, ter um teto para morar e ter uma filha. Tudo isso depois que cumpri a pena. Esse convênio é uma grande oportunidade para quem sabe aproveitar. Uma iniciativa importante da Secretaria (de Ressocialização). Agora sonho em fazer uma faculdade”, conta Ítala. “Esquecer o passado e seguir em frente. Isso é o que penso. Estou feliz e vou continuar batalhando”, acrescenta.

 

Ítala deixou o sistema prisional em 2013 e agora se dedica ao trabalho no Centro de Convenções, sem medo de recomeçar. Ela foi beneficiada pelas ações do projeto “Uma Nova História'', viabilizado pela Reintegração Social, da Seris, que permite a oferta de vagas no mercado de trabalho aos reeducandos.

 

A iniciativa transforma a vida de apenados e suas famílias, desde 2016, quando foi implantada a parceria entre as instituições.

 

Com previsão de aumento de vagas, segundo a chefe do setor de Reintegração Social da Seris, tenente PM Jackeline Leandro, atualmente, mais de 900 apenados foram inseridos em 47 convênios firmados com instituições públicas e privadas de Alagoas.