01/12/2023 10:56 | SegurançaDireitos Humanos

Projeto da Chefia de Ensino da SSP é finalista do Concurso Ações Inovadoras de Alagoas

Capacitação busca padronizar o atendimento a população LGBTQIA+

Outras instruções voltadas para o atendimento ao público LGBTQIA+ serão lançadas ao longo do próximo ano

Ascom SSP

Paula Berle / Ascom SSP

Um projeto da Chefia de Ensino Integrado da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que busca padronizar as abordagens ao público LGBTQIA+ foi finalista do Concurso Ações Inovadoras, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (30), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro da Jatiúca.

A iniciativa elege as melhores ideias ou projetos, desenvolvidos por servidores estaduais, que geram inovação no serviço público de Alagoas. Durante o evento, os militares responsáveis pela concepção da instrução explicaram como a “Capacitação de Multiplicadores na Temática LGBTQIA+ para Servidores da Segurança Pública” tem gerado debates importantes dentro das corporações, promovendo diálogos sobre o assunto.

Segundo a major Joyce Bezerra, Chefe de Ensino Integrado da SSP e coordenadora da capacitação, outras instruções voltadas para o atendimento ao público LGBTQIA+ serão lançadas ao longo do próximo ano, como o “Curso de Promotor na Temática LGBTQIA+”, direcionado a todos os servidores públicos, através da Plataforma Cei Educar, além de uma cartilha estadual Integrada de atuação na temática. “Desenvolvemos essa capacitação para que agentes da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros estejam capacitados em relação à temática. Em 2023 formamos mais de 870 servidores da segurança pública, que se tornaram multiplicadores dentro de seus postos de trabalho”, afirmou.

A equipe finalista do prêmio foi composta pelo major Perdigão, do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMAL, da capitã Chyara Paiva, da Chefia de Políticas de Segurança à Mulher da SSP, capitã Dayana, da Academia de Polícia Militar da PMAL e do sargento Eugênio, Chefe de Coordenação de Ensino à Distância da SSP.