09/03/2023 18:08 | Educação

Projeto Criando Sorrisos ensina crianças a cuidar da saúde bucal

Matriculados na Creche Cria de Matriz de Camaragibe foram os primeiros a receber orientações e foram avaliadas para tratamento


Uma das crianças matriculadas na Creche Cria, Ana Júlia, 3 anos, fez questão de mostrar como escova os dentes

Rodrigo Marinho / Ascom Secria


Fabiana Barros / Ascom Secria

Os cuidados com a saúde bucal devem iniciar na primeira infância e quanto mais cedo, melhor. Por isso, o Projeto Criando Sorrisos, formatado pela Secretaria Extraordinária da Primeira Infância, realizou avaliações nas crianças da Creche CRIA, Programa Criança Alagoana, nesta quinta-feira (9), no município de Matriz de Camaragibe.


A ação foi acompanhada por uma profissional de odontologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e, no total, 116 crianças foram avaliadas e cerca de 90% delas precisaram ser encaminhadas para algum procedimento que será executado pelo município.


A odontóloga Vanessa Vasconcelos utilizou o modelo de uma boca e uma super escova de dentes para ensinar as crianças como fazer a higiene. No contato com os pequenos, a dentista perguntou quem escovava os dentes, convidou algumas crianças para demonstrarem como os escovam e passou as informações do quanto é importante cuidar da higiene bucal. A interação foi constante durante toda a ação.


Para as crianças de até três anos, houve a busca ativa com avaliação clínica da dentista. Já para os pequenos até seis anos, a busca ativa aconteceu com aplicação de flúor. E todas as crianças tiveram acesso às atividades educativas. Uma das crianças matriculadas na Creche Cria, Ana Júlia, 3 anos, fez questão de mostrar como escova os dentes e a língua. Cada criança recebeu um kit com escova e creme dental.


A coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Semed, em Matriz do Camaragibe, Maria Aline Salomé, acompanhou parte da ação e destacou a relevância do projeto. “Eles ficaram encantados com a boca e a escova apresentadas pela dentista. A interação aconteceu em todos os momentos. A Secria está de parabéns pela iniciativa”, comentou Aline.


Para o assessor técnico da Gerência de Saúde da Secria, Gustavo Phillipe, após a avaliação, o foco agora é que o município realize o tratamento das crianças que foram detectadas a necessidade de algum procedimento. “O nosso objetivo agora é trabalhar com essas crianças para reduzir o número de cáries. No turno da manhã, apenas duas crianças não apresentaram cáries”, afirmou Gustavo. Segundo ele, as crianças foram encaminhadas para o serviço de odontologia do município.


Para a secretária da Secria, Paula Dantas, o resultado confirma a necessidade de seguir com o projeto, pois o trabalho de conscientização é fundamental para assegurar a saúde bucal na primeira infância e nas próximas fases da vida.