28/02/2023 18:23 | Desenvolvimento Humano

Projeto Creche Segura vai receber reforço do Corpo de Bombeiros

O curso sobre primeiros socorros continua com o Samu e, a partir de março, com a participação do CB também

Fabiana Barros / Ascom Secria

O projeto Creche Segura ganhou um reforço com o convênio entre a Secretaria Extraordinária da Primeira Infância e o Corpo de Bombeiros para realizar treinamentos sobre primeiros socorros voltados às equipes que atuam nas unidades. Até agora, o projeto recebia instrução apenas dos profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Com o apoio do CB, o curso de primeiros socorros será ampliado, sendo levado tanto para as Creches Cria quanto para as creches dos municípios alagoanos.

A iniciativa cumpre exigência da Lei Federal 13.722/2018, a chamada Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

O Creche Segura começou no ano passado, quando as primeiras creches, das 200 que serão construídas pelo Governo de Alagoas, começaram a ser entregues. Quando o projeto iniciou, o treinamento acontecia em duas unidades por mês. A partir de março, serão seis creches/mês, sendo quatro nos equipamentos Cria e duas do município.

O projeto é uma articulação da Primeira Infância, responsável pela logística de deslocamento de profissionais e materiais para as capacitações e articulação com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a parceria Samu. As atividades ofertadas são criadas e aplicadas pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Núcleo de Educação Permanente do Samu.

O conteúdo programático corresponde a seis horas/aula com abordagem dinâmica e prática e prevê os primeiros socorros nas seguintes situações: engasgo, choque elétrico, fraturas, convulsões, afogamentos, ferimentos, queimaduras e parada cardiorrespiratória. Ao final das ações, são entregues os certificados de participação de todos os profissionais capacitados. “São acidentes que, infelizmente, podem acontecer e o nosso papel é buscar a segurança das nossas crianças e, consequentemente, dos profissionais e das famílias delas no momento em que oferecemos esse treinamento”, afirmou a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas.

Pilar

Nesta terça-feira (28), o projeto ocorreu em mais uma Creche Cria, em Pilar. Para a técnica responsável pela Educação Infantil da rede municipal de Pilar, Analina Fonseca, uma das participantes do treinamento, o momento foi considerado de grande importância. “Em situação de emergência, os primeiros minutos com a aplicação de técnicas ou manobras corretas podem salvar uma vida, seja de uma criança ou até mesmo de um outro profissional”, afirmou Analina Fonseca.

Analina destacou alguns pontos da experiência. “O dinamismo e a excepcional segurança da equipe, em transmitir o conteúdo, a constante interação com os profissionais da creche e o material/equipamento utilizado são marcas do treinamento”, disse a técnica.

Até o momento, além de Pilar, o curso de primeiros socorros, com carga teórica e prática, foi ministrado nos seguintes municípios: São Luiz do Quitunde; Matriz de Camaragibe; Santa Luzia do Norte; Viçosa; Monteirópolis; São José da Tapera; Marechal Deodoro; Mar Vermelho; São Miguel dos Campos; Batalha; União dos Palmares e Jacaré dos Homens.