18/03/2024 09:58 | Meio Ambiente

Projeto Barco Escola abre inscrições para ação que acontece nesta sexta

Iniciativa do IMA pretende ampliar acesso às atividades da Semana da Água e engajar a população


Dálet Vieira / Ascom IMA

Em celebração ao Dia Mundial da Água, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) abre inscrições, nesta segunda-feira (18), para o público geral participar do Projeto Barco Escola - Navegando com o Meio Ambiente. O passeio acontecerá na próxima sexta-feira (22), às 14h, e tem como ponto de encontro a base descentralizada do IMA, situada na Ilha de Santa Rita, município de Marechal Deodoro.

 

O intuito é informar, de maneira lúdica, sobre a importância desse recurso natural essencial, além de dispor informações sobre o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), local em que será feito o percurso do passeio.

 

Para se inscrever, basta ser maior de 18 anos e acessar o link https://doity.com.br/barco-escola--semana-da-gua#registration. Vale pontuar que a iniciativa permite apenas crianças acima de 5 anos de idade, e além delas os adolescentes também devem estar acompanhados de responsáveis no momento do embarque.

 

Durante o passeio é permitido o uso de câmeras fotográficas ou similares como celulares, tablets, smartphones entre outros, apenas para os fins fotográficos e o consumo de alimentos. A recomendação é que os participantes optem por lanches naturais como frutas e evitem o uso de descartáveis.

 

Além do mais, é proibido o uso de trajes de banho; consumo de bebidas alcoólicas e descer da embarcação sem autorização prévia. A equipe responsável pelo projeto sugere ainda estar munido de protetor solar, água e itens para se proteger do sol como chapéus, bonés e camisa UV.

 

O local de encontro será na Base Descentralizada do Instituto. Localizada na Rodovia AL- 101 Sul, Ilha de Santa Rita, município de Marechal Deodoro. Como ponto de referência há a antiga ponte do Detran (Ponte Divaldo Suruagy). Coordenadas Geográficas: 09° 41’ 47.6” S 35° 47’10.0”.

 

Essa ação faz parte da programação deste ano, que tem como foco o Programa Mais Água Alagoas, que prevê um investimento de R$ 10 bilhões dos governos do Estado, Federal e da iniciativa privada para a universalização do abastecimento e saneamento básico de Alagoas até 2033.