25/04/2024 16:09 | EducaçãoCultura

Projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo realiza oficinas ecogastronômicas para a comunidade escolar de Maceió

Oficinas são realizadas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hebert de Souza

Projeto busca apresentar aos participantes a importância de preservar a biodiversidade e a agricultura

Ascom Secult

João Brito / Ascom Secult

O projeto “Ecogastronomia – saberes e sabores” está promovendo oficinas ecogastronômicas gratuitas voltadas às merendeiras, professoras, mães e pais de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hebert de Souza, localizado em Jacarecica. O evento começou dia 24 de abril e as próximas aulas serão nos dias 2 e 8 de maio.

Com o objetivo de impulsionar a educação alimentar orgânica por meio do cultivo de alimentos, o projeto busca apresentar aos participantes a importância de preservar a biodiversidade e a agricultura. A temática da ecogastronomia, tema central da proposta, unifica o prazer de comer uma alimentação saudável e ética com a educação social alimentar, desde o cultivo até a chegada à mesa, valorizando os modos de produção sustentável, os produtores e cultura locais e defendendo o uso de ingredientes naturais, frescos, regionais e da estação.

O projeto foi selecionado e aprovado por meio do edital nº 12/2023 de chamamento público para seleção de projetos culturais voltados para a oferta de oficinas de gastronomia, da Lei Paulo Gustavo Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. Os participantes das oficinas aprenderão sobre a temática da ecogastronomia, por meio de aulas educacionais, produzirão receitas com alimentos cultivados e irão construir coletivamente, uma horta na escola,para o cultivo dos alimentos.

A abertura do projeto foi realizada no dia 10 de abril com uma visita guiada à Aldeia Verde, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada em Guaxuma, que há quase três décadas produz e comercializa alimentos sem agrotóxicos, de base agroecológica.

A coordenadora do projeto, Ayodhya Ramalho, explicou que a ideia da visita guiada foi para sensibilizar o público quanto à valorização de sistemas produtivos sustentáveis e a importância da alimentação saudável. “Com essa visita, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um Sistema Agroflorestal, modelo de cultivo de alimentos integrado à natureza e de degustar algumas receitas que serão produzidas nas oficinas”, disse a coordenadora.