15/05/2023 18:36 | Cultura

Programação do Dia Alagoano do Teatro leva mais de 3 mil expectadores ao Complexo Cultural do Deodoro

Grandes nomes das artes alagoanas passaram pelos quatros espaços de apresentação

As mais diversas manifestações artísticas passaram pelos palcos do Complexo Cultural Teatro Deodoro

João Erisson e Jorge Vieira

Ascom Diteal

Dezesseis espetáculos, 94 artistas e um grande número de profissionais atuando na produção. Esse foi o saldo das atividades em comemoração Dia Alagoano do Teatro, que trouxe mais de 3 mil expectadores ao Complexo Cultural Teatro Deodoro, de 9 a 13 deste mês, numa promoção da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal). “O sentimento é de gratidão e felicidade, quando olhamos para o que foi essa semana alusiva ao Dia Alagoano do Teatro”, destaca Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal.

Grandes nomes das artes alagoanas, entre artistas já consagrados há décadas e outros com bem menos tempo de estrada, mas já consolidados em suas áreas de atuação, passaram pelos quatros espaços de apresentação: Teatro Deodoro, Teatro de Arena Sérgio Cardoso, pátio do Teatro de Arena e sala de Música.

As mais diversas manifestações artísticas passaram pelos palcos do Complexo Cultural, com homenagens a personagens icônicos da arte alagoana, como Linda Mascarenhas, a dama do teatro de Alagoas; Jorge de Lima, entre outros, na dança, música e no teatro.

A parceria da Diteal com as secretarias de Educação, mais uma vez foi protagonista, trazendo uma grande quantidade de alunos ao teatro, muito deles pela primeira vez na vida.

Para a assessora técnica artística, Sandra dos Santos, foi um desafio enorme, mas igualmente gratificante. “Foi um esforço conjunto; este é meu primeiro grande evento, agora como parte da equipe da Diteal. Graças à parceria de todos que fazem o quadro de funcionários e da direção, pudemos desenvolver um trabalho incrível”, conta.

Izadora Morais, estagiária e estudante de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), conta que eventos como esse ajudam a colocar em prática o que se aprende em sala de aula. “São situações reais, infinitamente mais desafiadoras do que nos livros, e com a particularidade de termos que lidar com um público diverso, em diferentes níveis, tudo isso em prol de oferecer o melhor. É gratificante, como estudante e profissional, ser uma importante engrenagem nesse processo”, destaca a estudante.

“Ao concluir um projeto, a sensação é muito similar ao seu começo. Um misto de ansiedade e propósito de realização, pois todos sabem que terão que conviver com diversas pessoas, de funções distintas, e que o show não pode parar. A diferença é que na finalização vem uma forte memória afetiva de todos os profissionais que passaram pelo caminho, cada um dando o máximo de si, cada um extremamente importante para o sucesso do produto final”, comemora Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.

“Agora é hora de agradecer a todos os artistas que subiram no palco, aos técnicos, à imprensa e toda a equipe da Diteal. Todos tiveram papel importante para o êxito desse projeto, pois tudo está conectado. Também faço um agradecimento cheio de carinho, respeito e cumplicidade ao público, objetivo final do nosso trabalho”, finaliza Holanda.