02/10/2021 15:09 | Infraestrutura

Programa Vida Nova nas Grotas entrega 89 casas reformadas na Grota das Piabas

Na ocasião, o secretário Maurício Quintella anunciou que o programa irá migrar para o interior de Alagoas


Neno Canuto


Ascom Seinfra

A manhã deste sábado (2) foi de muita alegria e sonhos realizados para as 89 novas famílias da Grota das Piabas, no Jacintinho, em Maceió, que tiveram suas casas reformadas através do Programa Vida Nova nas Grotas. Com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) foram investidos cerca de R$ 525 mil nas melhorias das 89 residências. O Secretário de Infraestrutura, Maurício Quintella, esteve no local para visitar e ver de perto as melhorias habitacionais realizadas.

"Eu fiz questão de vir conferir mais uma etapa concluída nessa Grota. É emocionante ver a alegria no rosto da população que sonhou em ver sua casa reformada e não sofrer mais com os problemas estruturais. Estamos dando mais um passo no programa, já foram mais de 250 casas concluídas nas Grotas da Macaxeira, aqui nas Piabas, Aterro e Rafael."

O secretário também informou sobre as próximas etapas do programa. "Em fevereiro deste ano, assinamos a ordem de serviço para atender as Grotas do Rafael, Alto de Ipioca e Antares. E estão em licitação as Grotas do Ouro Preto, Canaã e Alto da Boa Vista. No total serão mais de 1.500 famílias assistidas. É incrível ver o quanto esse programa só cresce!"

 O secretário também reforçou que o sucesso do programa é tão grande que chegou a vez de migrar para o interior. A Superintendente de Políticas Habitacionais, Lorena Coimbra, explicou sobre essa nova fase. "Fizemos um projeto piloto para reformar 200 casas em Olho D'Água das Flores e já estamos com processos de convênios com mais de 15 municípios do estado, queremos atender ao menos mais cinco mil famílias."

Casa Modelo

Na época em que as equipes de engenharia e arquitetura da Seinfra foram realizar o levantamento arquitetônico, verificou-se que existia uma casa de taipa e madeira compensada, sem a menor estrutura. Não havia piso e nem banheiro. O secretário Quintella levou o problema pessoalmente até o governador Renan Filho, que autorizou a construção de uma nova casa.

Construção de novas casas não se enquadram nos requisitos do projeto, mas devido às circunstâncias foi aberta essa exceção. 

A casa foi construída do zero, com tijolo cerâmico, coberta e todas as melhorias já autorizadas pelo programa. Além da instalação de uma fossa séptica.

"Quando chovia, não conseguíamos dormir pelo medo da casa cair em cima da gente. Agora está tudo bem e dormiremos tranquilos.”