12/05/2023 10:55 | Educação

Programa Pontapé está com inscrições abertas até este sábado

Governo do Estado está oferecendo mais de 900 vagas de estágio para alunos do ensino superior

Inscrição é feita toda de forma on-line, pelo site https://pontape.al.gov.br

Marco Antônio / Agência Alagoas

Natalício Vieira, sob supervisão

Encerram-se neste sábado (13), as inscrições para o estágio remunerado ofertado pelo Governo de Alagoas, por meio do Programa Pontapé. São mais de 900 vagas em secretarias e órgãos do Estado, voltadas para alunos do ensino superior. Será destinada uma bolsa de um salário mínimo para mais de 80 graduações, com carga horária semanal de 30h. A novidade deste ano é o Pontapé Indígena, que disponibilizará vagas para estudantes matriculados no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Clind) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

O secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Gabriel Albino, reforça a importância do programa para o Governo. “O Pontapé, além de suprir carências em algumas áreas da administração pública, insere os estudantes do nível superior no mercado de trabalho e reforça o compromisso do Governo em valorizar e fortalecer uma política de igualdade, direitos e de respeito ao legado dos grupos originários no estado, com a novidade do Pontapé Indígena”, disse.

Para realizar a inscrição, que é feita de forma on-line, o candidato precisa acessar o site do programa e criar um login, utilizando um e-mail ativo. Feito isso, ele recebe uma senha para entrar no sistema. O processo seletivo obedece alguns critérios de classificação, como o Coeficiente de Rendimento (CR) e as entrevistas de recrutamento.

Já para exercer as atividades, no caso do Pontapé Indígena, o estudante precisa apresentar uma autorização assinada pela liderança indígena da comunidade de atuação do estágio, escolhida pelo candidato.

Ao todo mais de 900 vagas estão sendo ofertadas nos dois editais. Desse total, 10% são destinadas a pessoas com deficiência (PcD), 40% para estudantes inscritos no CadÚnico, 40% aos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou em instituições particulares com bolsa integral.

Clique aqui para se inscrever

Os interessados precisam ter, no mínimo, 18 anos, estar cursando pelo menos o 2º ano, em cursos de periodicidade anual, o 3º semestre, em cursos de periodicidade semestral, ou o 2º semestre, caso o curso seja superior tecnólogo.

O Programa Pontapé Indígena conta com os mesmos benefícios, carga horária de 30 horas semanais, bolsa no valor de um salário mínimo e auxílio transporte. A classificação dos candidatos obedece às regras do edital regular. As oportunidades do Programa Pontapé Indígena são destinadas às graduações de Pedagogia, Letras, Geografia, Matemática e História.